Chuvarada em Santa Maria danifica 11 pontes

Defesa Civil e integrantes das Forças Armadas atuam no resgate e suporte aos flagelados. Prefeitura de Santa Maria / Divulgação

Chuvarada em Santa Maria danifica 11 pontes, isola moradores e deixa 70% da cidade sem água.

Imagem mostra ponte sobre o Arroio Grande sendo arrastada pela enxurrada; caminhões-pipa enfrentam dificuldade para acessar o município.

Com registro de graves danos na infraestrutura do município, Santa Maria enfrenta situação crítica, nesta terça (30), por consequência do temporal que atinge o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29).

Pelo menos 11 pontes foram totalmente ou parcialmente danificadas pela força da água. Entre elas está a ponte sobre o Arroio Grande, um dos principais acessos viários à área urbana da cidade, à altura do km 227 da RSC-287.

Imagens registraram o momento em que a correnteza ampliada pela cheia do arroio carrega a estrutura da ponte. Conforme o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, a amplitude dos estragos deixa dezenas de habitantes desalojados e centenas de moradores em estado de isolamento, sobretudo em localidades afastadas do centro urbano.

Bairros como Camobi, Campestre, Urlândia, Vila Figueira, Vila Schirmer, Três Barras e Km 3 estão entre os mais afetados. Há desmoronamento de encostas, obstruções e bloqueios em vias urbanas e rurais, e áreas de inundação em diversos pontos do município.

— Estamos com estruturas de acolhimento no Centro Desportivo Municipal. O local está sendo preparado para receber a todos que necessitarem de abrigo. Nossa prioridade neste momento (início da noite de terça-feira) é atender aqueles que estão fora de casa ou enfrentam riscos — apontou Pozzobom.

Durante a tarde, a Defesa Civil estadual chegou a informar que uma morte havia sido registrada na cidade, em decorrência da chuva, mas a informação foi corrigida posteriormente. O óbito, conforme o órgão, ocorreu em Itaara, na comunidade chamada Rincão dos Minelos — localizada próximo ao limite com Santa Maria.

4956639_7600f72b654f52f Chuvarada em Santa Maria danifica 11 pontes
Embarcações emprestadas pela comunidade fazem parte do esforço para socorro às vítimas no bairro Camobi. Prefeitura de Santa Maria / Divulgação

 

4956637_9d7dc3e06abb30d Chuvarada em Santa Maria danifica 11 pontes
Diversas vias estão bloqueadas ou sob risco de acidentes, como no bairro Patronato. Prefeitura de Santa Maria / Divulgação

 

4956627_66a72e6904ff2f6 Chuvarada em Santa Maria danifica 11 pontes
Famílias desalojadas estão sendo recebidas por servidores no Centro Desportivo Municipal. Marcelo Oliveira / Prefeitura de Santa Maria

 

4956629_686f6d4f8f1d526 Chuvarada em Santa Maria danifica 11 pontes
Alojamento foi preparado para acolher dezenas de pessoas, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom. Marcelo Oliveira / Prefeitura de Santa Maria

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas