Chuva no RS permanece neste Domingo e ameaça repique de cheia do Guaíba

Porto Alegre e Região Metropolitana seguem em área de risco | Foto: Camila Cunha

Porto Alegre e Região Metropolitana seguem em área de risco.

Uma frente semi-estacionária e centro de baixa pressão trazem um domingo com chuva no Rio Grande do Sul. Chove na Metade Sul no decorrer do dia, mas a instabilidade mais forte vai ocorrer na Metade Norte, onde em muitas cidades as precipitações por vezes serão intensas com trovoadas alagamentos.

Porto Alegre e Região Metropolitana estão na área de risco. Devido ao quadro de instabilidade, a temperatura pouco vai variar com pequena diferença entre as mínimas e máximas do dia.

 

Rios voltam a subir

Com o que já choveu e ainda se espera de chuva neste domingo, que terá volumes altos a muito altos em diversas localidades, o cenário pode ser descrito como preocupante.

Os altos acumulados de precipitação estão ocorrendo na pior região possível diante do cenário atual de enchentes, ao longo da bacias e nas nascentes dos principais rios que ainda estão sob cheia ou enfrentaram enchentes históricas nos últimos dias.

A Serra e os Aparados da Serra são os locais de nascente dos rios Taquari e Caí. Com acumulados até agora de 100 mm a 150 mm, e que devem subir ainda mais com a chuvarada deste domingo, haverá novas enchentes no Vale do Taquari e do Caí.

O Rio Taquari, aliás, voltou a subir a cota de inundação no vale e se aproximava de 20 metros no fim da tarde. O cenário é ruim também para a bacia do Sinos, que ainda baixa.

A chuva forte que cai nas nascentes do Litoral e os grandes volumes de chuva na Serra que alimentam o Paranhana, que desemboca no Sinos, tornam um repique de cheia do Rio dos Sinos inevitável nos próximos dias.

A chuva do litoral ainda trará repique de enchente para o Gravataí.

Chove com volumes médios a altos, de 50 mm a 100 mm, em quase toda a extensão do Jacuí, da região de Soledade até o Centro do estado e Porto Alegre.

Com isso, o Jacuí, que ainda está muito alto, receberá mais água e seguirá elevado com risco de aumento dos níveis e repique de cheias.

Todos estes rios desembocam no Guaíba, que por ora ainda baixa em Porto Alegre, mas deverá voltar a subir nos próximos dias com vento Sul e a chegada de vazão maior dos vários rios com repiques de cheias.

Isso prolongará a enchente em Porto Alegre com alto risco de nova piora. E, mais tarde, alongará a crise das enchentes na Lagoa dos Patos, no Sul gaúcho.

 

Correio do Povo

 

 

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas