Espetáculo, neste domingo (20), emocionou o público em celebração aos 150 anos da imigração italiana.
Cerca de 8 mil pessoas lotaram o estacionamento central da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na manhã deste domingo (20) ensolarado, para prestigiar o 17º Concerto da Primavera, em Caxias do Sul. As cores da estação estavam em plena harmonia com a música, que encantou o público com uma apresentação repleta de sucessos que celebraram os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, em uma combinação de tradição e contemporaneidade.
Promovido pela Unimed Serra Gaúcha e UCS, o evento, já consagrado no calendário cultural da região e superou as expectativas. O público foi embalado por clássicos como ‘Io che amo solo te‘, ‘Per amore‘, ‘Non ti scordar di me‘ e ‘Cose della vita‘, entre outras canções, interpretadas pela UCS Orquestra, sob a direção artística e regência do maestro Manfredo Schmiedt
“Gostaria de agradecer, do fundo do meu coração, a presença de todos, em mais um Concerto da Primavera. É tão bom contar com a presença de vocês. Novamente, São Pedro continua sendo o nosso parceiro, e que assim seja por muitos anos. Também quero agradecer aos nossos solistas e músicos da Orquestra. Que esse momento perdure por muito tempo”, agradeceu Schmiedt.
A apresentação ainda contou com a participação especial dos solistas Fabiano La Falce e Paola Delazzeri. Ao som de ‘Volare‘, a plateia participou e cantou junto com os músicos.
A solista Paola Delazzeri comandou o encerramento com a interpretação da música ‘Coraggio di Andare‘, de Laura Pausini, que trata justamente de seguir em frente superando os obstáculos da vida. O público emocionado aplaudiu de pé. Em coro, pediu bis e cantou junto o sucesso popular de ‘Bella Ciao‘, que encerrou o evento.
A manhã também foi marcada pela integração harmoniosa entre os arranjos orquestrais e instrumentos modernos, como guitarra, bateria, baixo e teclado, resultado do trabalho dos arranjadores Dhouglas Umabel, Sandro Souza, Davi Coelho e Flávio Regis Cunha. A combinação única de instrumentos clássicos com sons contemporâneos trouxe uma nova roupagem a grandes sucessos da música italiana.
Organizadores exaltam parceria
Durante a abertura do 17º Concerto da Primavera, o presidente da Unimed Serra Gaúcha, Dr. André Leite, e o vice-reitor da UCS, professor e médico Dr. Asdrubal Falavigna, destacaram a importância do evento para a promoção da cultura e o fortalecimento dos laços entre a comunidade e as duas instituições.
“É um privilégio e uma honra pra nós poder participar desse evento, há 17 anos. A Unimed Serra Gaúcha sempre esteve com vocês (organização) e para nós é uma imensa oportunidade de estarmos mais próximos da população, reforçando um dos princípios básicos do cooperativismo, que é o nosso compromisso com a comunidade”, enfatizou Dr. André Leite.
O vice-reitor da UCS, Dr. Asdrubal Falavigna, enalteceu a parceria entre Unimed Serra Gaúcha, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, LionsEduC e Sescoop-RS. Após, apresentou a temática do espetáculo e prestou homenagens aos alunos e servidores formados pela instituição de ensino.
“A temática desta edição são canções italianas. Então, já posso dizer pra vocês que essa vai ser uma prévia do que vai acontecer no próximo ano, em que comemoramos os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Será um momento histórico pra todos nós”, disse Dr. Asdrubal Falavigna.
Público cantou e se emocionou junto com a orquestra
Espalhados por todo o espaço, entre o estacionamento e os gramados, espectadores de todas as idades, incluindo famílias inteiras, puderam desfrutar de uma manhã de domingo ao ar livre. Além do espetáculo musical, o público pôde aproveitar outras atividades oferecidas pela Unimed Serra Gaúcha no local, como distribuição de pipoca, erva-mate e brindes, além de espaços dedicados às crianças.
Pela primeira vez no Concerto da Primavera, o dentista Guilherme Lengler, 39 anos, veio de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre, para prestigiar.
“Eu achei fantástico o evento, onde a comunidade pode prosperar culturalmente. É aberto ao público, tem lugar pra estacionar e o tempo estava ótimo, me surpreendi. É a primeira vez que eu venho. O Concerto estava bem ligado com a cultura local, com músicas italianas. O tema foi muito bem escolhido, achei muito bom, adorei. Acredito que o dinheiro público, com as Leis de Incentivo à Cultura, deva ser direcionado pra esse tipo de evento”, exclamou.
Em contraste com quem veio pela primeira vez, o casal João Duro Aldavez, 66, e Inez Marques Aldavez, 64, prestigia o Concerto da Primavera há anos, e nesta edição se sentiu tocado ao relembrar suas origens.
“Voltamos aqui porque a gente viu o quão maravilhoso é esse Concerto. Nós temos um filho e um neto que estão morando na Itália, e estar aqui nos traz a memória. Todos os organizadores estão de parabéns”, enfatizou João.
“A cultura italiana é muito viva em Caxias do Sul, estar aqui é maravilhoso, e traz um pouquinho do sentimento da família e das raízes”, comentou Inez.
leouve.com.br