O animal, famoso após ficar ilhado em cima de um telhado em Canoas, já está recuperado.
Cuidados com a saúde e com a fama resumem o dia a dia do Caramelo no Hospital Universitário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). O cavalo está em tratamento desde o dia 9 de maio, quando foi dramaticamente resgatado de cima do telhado de uma casa em Canoas, na Região Metropolitana. O animal ainda precisa recuperar parte do peso que perdeu durante os dias nos quais ficou ilhado.
— Ele está muito bem. Suspendemos a suplementação e estamos só balanceando a alimentação. Ele come feno, alfafa e ração. Agora a suplementação é mais um fortificante do que qualquer coisa. Ele ainda está um pouco magrinho, dá para ver as costelinhas, mas ele chegou bem mais debilitado — conta Louise Maciel Fernandes, médica veterinária residente responsável pelos cuidados do Caramelo.
Recentemente, um morador de Canoas sinalizou ser o tutor responsável pelo cavalo e foi visitá-lo. Segundo Louise, porém, ainda não é possível confirmar com certeza se o Caramelo era de alguém ou se estava abandonado. O animal deve continuar vivendo no Hospital Veterinário até que seja possível identificar e provar quem é o verdadeiro dono.
— Ele não é mais um cavalo do dono ou sequer da Ulbra. Agora ele virou um cavalo do povo gaúcho. A questão dele é bem delicada, então ele vai continuar vivendo na Ulbra até isso se resolver. O Caramelo tem ficado mais na cocheira, por causa da fama. Temos receio de soltar ele no campo e alguém o levar para casa — relata a veterinária.
Ela conta, ainda, que Caramelo é um cavalo muito tranquilo e que não parece ter ficado com nenhum trauma do ocorrido. Recentemente, o animal ganhou um corte de cabelo novo, anunciado em vídeo nas redes sociais. A publicação conta com centenas curtidas e comentários, o que demonstra o carinho que a população criou pelo animal.
gauchazh.clicrbs.com.br