CALOR AUMENTA COM TARDES DE VERÃO EM JUNHO ANTES DA VOLTA DA CHUVA NO RS

Calor e temperatura alta prosseguem nesta sexta | ROSINARA FERREIRA

Temperatura estará muito alta nesta quinta e na sexta antes do retorno da chuva ao Rio Grande do Sul no fim de semana.

O Rio Grande do Sul terá mais dois dias de sol e calor antes do retorno da chuva e do começo de um longo período de instabilidade que trará muitos dias chuvosos para o estado e com elevados volumes de precipitação em diferentes áreas do estado.

Uma massa de ar quente cobre uma extensa área da América do Sul, inclusive o território gaúcho, trazendo temperatura acima a muito acima do normal para esta época do ano.

Nesta quarta-feira, as estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia no estado anotaram máximas de 31ºC em Santa Maria e Campo Bom; 30,8ºC em São Luiz Gonzaga; 30,5ºC em Alegrete; 30,4ºC em Porto Alegre, Uruguaiana e Rio Pardo; 30,1ºC em São Borja; e 30,0ºC em Santa Rosa.

Muitos municípios com estações automáticas particulares registraram máxima hoje à tarde acima dos 30ºC, notadamente no Noroeste, no Centro do estado, nos vales, Grande Porto Alegre e Litoral Norte.

Dentre os registros destacam-se 32,6ºC em Venâncio Aires; 32,5ºC em Osório; 32,4ºC em Vera Cruz; 32,1ºC em Xangri-lá; 31,7ºC em Porto Xavier; 31,6ºC em Santa Rosa; 31,5ºC em Santa Cruz do Sul; 31,4ºC em Taquara; 31,3ºC em Três Coroas; 31,2ºC em Teutônia; 30,8ºC em Santo Ângelo; 30,7ºC em Montenegro; 30,7ºC em São Leopoldo; e 30,3ºC em Gravataí.

O Rio Grande do Sul segue sob a massa de ar quente nesta quinta. O calor segue e as máximas serão parecidas com as de hoje.

O sol predomina com amplos períodos de céu claro ou de poucas nuvens, mas, novamente, o amanhecer pode ter bancos de nevoeiro.

Na sexta-feira, o sol aparece com momentos de céu claro e de parcial nebulosidade em todo o estado e o dia será muito quente com máximas acima de 30ºC em muitas cidades. Será o dia mais quente da semana na Grande Porto Alegre com 31ºC a 33ºC em pleno junho.

No final do dia, o tempo começa a mudar com chuva pelo extremo Sul, na região do Chuí e Santa Vitória do Palmar.

No sábado, uma frente fria acompanhada de área de baixa pressão avança pelo estado. Embora o sol chegue a aparecer com nuvens em diferentes pontos, a nebulosidade aumenta e a chuva que atinge desde cedo o Sul gaúcho avança e alcança no decorrer do dia a maioria das localidades. Na maior parte do estado, porém, os volumes na maioria das cidades não devem ser altos.

No domingo, o tempo segue instável no Rio Grande do Sul. Chove ainda na maior parte do estado e as precipitações serão mais fortes, inclusive com volumes altos, perto e acima de 50 mm, em pontos do Centro para o Norte do estado, mas com acumulados localmente superiores. Será o dia com chuva mais volumosa no fim de semana.

A MetSul enfatiza que a chuva do fim de semana, embora cercada de receio, não será uma repetição do visto no final de abril e em maio.

Chuva localmente forte até pode trazer transtornos em alguns municípios, como alagamentos pontuais, mas não haverá transbordamento de rios nem novas enchentes por conta dos acumulados do sábado e do domingo.

 

metsul.com

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas