Pelo menos dois remates estão previstos para as próximas semanas para arrecadar doações ao Estado.
A solidariedade vai entrar com o que tem de melhor em pista nas próximas semanas. E, entre genética bovina e utensílios da lida campeira doados por pecuaristas, um deles se destaca. É a boina azul, que ficou famosa no início deste ano na televisão, do Matteus. O brother gaúcho decidiu doar a vestimenta para ser leiloada no #LevantaRioGrande do Martelo Solidário, que ocorre na próxima segunda-feira (13), a partir das 19h. Toda a renda será revertida para doações a municípios afetados pelas enchentes, na forma de kits de higiene, roupas e água.
A ideia da mobilização para esse remate partiu dos oito leiloeiros de cavalo crioulo do Estado, para “devolver a dignidade das pessoas”, conta Fábio Crespo, presidente do Sindicato dos Leiloeiros Rurais e Empresas de Leilão Rural do RS (Sindiler):
— Temos muitos criadores também afetados pelas águas. Os atingidos estão por todos os lugares.
Crespo estima que serão ofertados 80 lotes no leilão. O montante final, ainda segundo ele, é difícil de estimar (as doações seguem sendo feitas). O leilão também está recebendo contribuições por pix. O e-mail para transferência é martelosolidario@gmail.com. A transmissão será feita pelo Lance Rural e Programa Cavalos, sendo ainda retransmitido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
O dirigente lembra que, apesar da corrente solidária que vive o Estado, o setor agropecuário precisará “de muitas ações do governo federal e estadual”:
— Tem gente que perdeu toda a lavoura. Tem empresas que perderam tudo. E pessoas que perderam tudo mesmo, perderam suas casas. Vai demorar essa reconstrução. Mas temos que começar de algum lugar.
Pecuária também na onda solidária
Já a Associação Brasileira de Brangus (ABB) e o Núcleo Brangus Sul estão organizando o Leilão SOS Rio Grande Brangus, que deve ocorrer no próximo dia 23. Nesse remate, será ofertada a genética da raça bovina de diferentes criatórios que estão disponibilizando embriões e doses de sêmen para comercialização. O montante arrecadado também será revertido em auxílio aos afetados pela tragédia gaúcha.
— Os criadores já estão mobilizados para fazer deste um remate especial, onde, de alguma forma, vamos poder contribuir com aqueles que tanto estão precisando neste cenário de calamidade vivido pelo RS — afirma o presidente da ABB, Cacaio Osório.
A transmissão será pelo Lance Rural e pela TV El Campo.
gauchazh.clicrbs.com.br