Brasileiro cria peneira ecológica para tirar lixo de praias

Foto: Reprodução

A ideia do projeto é que donos de quiosques, funcionários, esportistas e visitantes possam tirar alguns minutos e usar a ferramenta para manter as praias limpas.

Notícia boa que ajuda o meio ambiente! O brasileiro Diego Saldanha criou uma peneira ecológica, de fácil manuseio, que retira lixos da superfície da praia.

Com seis quilos, a estrutura possui uma base que pode ser fixa ou com rodinhas e uma tela com pequenos buracos na ponta inferior, que também tem um vibrador para facilitar a peneiração.

Com ela já foi coletado plástico, bitucas de cigarro, tampinhas, cacos de vidro e até agulhas.

A ideia do projeto é que donos de quiosques, funcionários, esportistas e visitantes possam tirar alguns minutos e usar a ferramenta para manter as praias limpas.

 

Manuseio da peneira

Não existe segredo para o manuseio da ferramenta, mas Saldanha dá algumas dicas.

A primeira é passar a peneira bem rente à areia, sem afundar muito, para não dificultar o processo de puxar os resíduos.

Também é importante usar em areia fofa, não molhada. E se aparecer algo que não é lixo? É simples – só colocar de volta na areia, como o Saldanha explica.

“Uma coisa que perguntam muito é sobre as conchas. A eco peneira está ali para tirar tudo que não pertence à praia. Então, você tem que fazer a separação e devolver as conchas para areia de novo”.

 

Inspiração veio de longe

Para construir o equipamento, Saldanha se inspirou em um projeto que encontrou no Marrocos. “Eu entrei em contato com o ativista de lá. Como ele já conhecia meu projeto da eco barreira, ficou muito feliz em me ajudar”, contou.

Ele compartilhou todas as dicas necessárias, o que permitiu que ele desenvolvesse um modelo semelhante. E assim nasceu a “Ecopeneira”.

 

Eco barreira

Mas esse não é o primeiro projeto em prol da natureza desenvolvido por Saldanha. Em 2017, ele viralizou ao mostrar o funcionamento de uma ecobarreira flutuante. A estrutura é feita com galões de 50 litros amarrados com cordas e uma rede de proteção que impede a passagem de resíduos flutuantes, como garrafas pets e copos descartáveis. Ele também realiza palestras e ações educativas em escolas e empresas em todo o país, inspirando outros a se envolverem na preservação.

 

Quantidade de lixo alarmante

De acordo com estudo feito pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), 80% do lixo na praia tem origem terrestre.

Segundo a plataforma Clean Seas, mais de 11 milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos a cada ano.

Isso equivale a um caminhão de lixo sendo despejado a cada minuto. Chega ser assustador, né Os oceanos desempenham um papel vital na regulação do clima global e na sustentação da vida na Terra, e é responsabilidade de todos nós protegê-los.

Fonte: Só Notícia Boa

 

independente.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas