Baixa adesão à vacinação contra a gripe preocupa no Litoral Norte Gaúcho

A campanha de vacinação contra a gripe na região do Litoral Norte Gaúcho terminou no dia 31 de maio com um saldo preocupante: apenas 48% da população alvo foi vacinada, muito abaixo do percentual ideal de 95%.

Apesar da cobertura vacinal da região estar acima da média estadual, a diferença ainda é significativa, conforme explicou Adriana Lopes Ens, coordenadora regional da vacinação da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, em entrevista à Jovem Pan.

Capivari do Sul lidera os índices de vacinação na região com 69% de cobertura, seguido por Arroio do Sal e Três Forquilhas, ambos com 56%.

Adriana Lopes destacou que esses municípios têm características que facilitam a vacinação, como menor densidade populacional e maior acesso aos serviços de saúde.

Contudo, nem todos os municípios menores apresentaram bons resultados. Terra de Areia, com características semelhantes, vacinou apenas 39% da população prioritária.

Tramandaí também registrou baixa adesão, com somente 39% de cobertura vacinal, enquanto Osório fechou a campanha com 48%, mesmo com estratégias de turno estendido e vacinação aos sábados na feira do produtor.

A coordenadora frisou que a vacina está disponível para todos os públicos enquanto houver doses, e fez um apelo enfático para que as pessoas se vacinem. “Essa vacina já é feita há anos, muito antes da COVID-19, e protege contra tipos graves da influenza. Faço um apelo principalmente para os pais das crianças e para os idosos”, disse Adriana.

A baixa cobertura vacinal na região pode ser atribuída a fatores excepcionais, como a enchente que atingiu o estado em maio. “Houve uma grande migração de pessoas ao Litoral Norte, o que aumentou a procura da vacina, números estes que não são computados para a região”, explicou Adriana.

A situação acende um alerta para as autoridades de saúde, que continuarão a vacinar enquanto houver doses disponíveis.

A meta é aumentar a cobertura e proteger a população contra as formas graves da gripe, especialmente em um cenário onde a movimentação populacional pode influenciar a disseminação do vírus.

A comunidade é incentivada a procurar os postos de Saúde.

447203375_7377272415704422_7480338319903672482_n-1024x928 Baixa adesão à vacinação contra a gripe preocupa no Litoral Norte Gaúcho

 

Lucas Filho

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas