Após enchente, depósitos viram “cemitério” de veículos na zona norte de Porto Alegre

Veículos acumulados em depósito no bairro Anchieta, na zona norte de Porto Alegre. Mateus Bruxel / Agencia RBS

Água baixou em dois locais vinculados ao Detran no bairro Anchieta e revelou marcas da inundação.

Com a água começando a recuar em pontos do bairro Anchieta, marcas da força da inundação ficam mais evidentes nessa região da zona norte de Porto Alegre. A força da enchente afetou casas, comércios e diversas empresas na área.

No bairro, funcionam dois centros de remoção e depósito vinculados ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS). Parte dos terrenos que abrigam esses CRDs seguem com pontos de inundação.

O pátio virou uma espécie de “cemitério de veículos”, com carros ainda parcialmente submersos ou fora d’água, mas com marcas de lama do período em que estavam tomados pela cheia. O local fica nas proximidades da Ceasa, no entorno da freeway e na curva entre os rios Gravataí e Jacuí, que também apresentaram elevação fora do normal nas últimas semanas em meio ao aguaceiro que atingiu o Estado.

Um dos CRDs no bairro Anchieta fica na Avenida Fernando Ferrari. Questionado sobre o local, o Detran-RS informou que esse estabelecimento abriga 2,3 mil veículos. Mais da metade, 59,1% é de veículos médios, segundo o Detran.

Em seguida, motocicletas e similares ocupam a segunda maior parcela de ocupação no pátio (39,5%). A maior parte desses veículos tinha como destino a reciclagem, conforme o órgão:

“Em geral, e o CRD mencionando não foge à regra, os veículos em depósito estão aptos a serem leiloados, em virtude do tempo, conforme previsão do art. 328 do Código de Trânsito Brasileiro. No caso especial, a grande maioria já estava com destinação sendo preparada à reciclagem em siderúrgica, já que se trata de material inservível, imprestável para circulação ou para utilização de peças”, destacou o Detran em nota.

Grande parte dos veículos que estão em depósitos foram recolhidos em razão de não licenciamento, condução por pessoa não habilitada, embriaguez ao volante e mau estado de conservação, segundo o Detran.

Parte do bairro Anchieta seguia ilhada nesta sexta-feira (31). Motoristas que tentavam entrar na região pela Avenida dos Estados, contornando o aeroporto Salgado Filho por meio de desvios, paravam poucos metros depois do monumento ao Laçador em razão de enchente.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) tenta aumentar o número de bombas na região para elevar a capacidade de escoamento. Nesta sexta, duas foram religadas.

4975837_bc54a9310bc5138 Após enchente, depósitos viram "cemitério" de veículos na zona norte de Porto Alegre

Local fica nas proximidades da Ceasa, no entorno da freeway e na curva entre os rios Gravataí e Jacuí.
Mateus Bruxel / Agencia RBS

4975835_04137ddd9b5e7b7 Após enchente, depósitos viram "cemitério" de veículos na zona norte de Porto Alegre
A maior parte dos veículos que estão em depósitos foram recolhidos em razão de não licenciamento, condução por pessoa não habilitada, embriaguez ao volante e mau estado de conservação, segundo o Detran.   Mateus Bruxel / Agencia RBS

 

Sindicato prevê reabertura neste mês

O presidente do Sindicato dos Centros de Remoção e Depósitos de Veículos do RS (SindiCRD), Irineo Grings, afirma que apenas dois dos sete CRDs em Porto Alegre estão em operação nesse momento. Três dos cinco CRDs que estão parados devem retomar os serviços na próxima semana, nos bairros Parque dos Maias, Rubem Berta e Humaitá.

Em relação aos dois centros do bairro Anchieta, Grings projeta o retorno para meados de junho.

O dirigente afirma que o sindicato segue em conversas com o governo do Estado e o Detran-RS para tratar dos próximos passos de recuperação dos espaços e destinação dos veículos nas áreas alagadas.

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas