Após chuva, nova fissura em encosta de Galópolis, em Caxias, é identificada

Nova fissura em encosta de Galópolis. Prefeitura de Caxias do Sul / Divulgação

Equipe de geólogos da prefeitura encontrou movimentação de terra neste sábado (11) próximo ao Sindicato Têxtil, às margens da BR-116. Uma família foi removida do local.

Os geólogos da Secretaria do Meio Ambiente (Semma), com o apoio da Secretaria da Habitação e da Guarda Municipal de Caxias do Sul, encontraram novas fissuras em uma encosta de Galópolis neste sábado (11). Desta vez, a movimentação foi identificada atrás do Sindicato Têxtil, à direita da BR-116 no sentido centro-bairro, onde um deslizamento de terra já atingiu o cartório e o Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVA) do bairro, no dia 2.

Segundo o geólogo da Semma, Caio Torques, o problema possivelmente foi causado por um corte na encosta somado ao excesso de chuvas das últimas horas.

— Não é, provavelmente, causado por algo natural, mas sim pela instabilidade da encosta causada pelo corte, com excesso de chuva, causando essas fendas — explicou.

Pela manhã, foi feita a avaliação da fenda pelos técnicos. Uma casa que fica próximo ao local já apresentava rachaduras no piso e nos muros. Os moradores foram orientados a sair por segurança.

Durante a tarde, equipes da Secretaria da Habitação abriram uma vala para escoar a água, com a intenção que não entre na fissura e diminua o risco de deslizamento. Também foram colocadas lonas para proteger a área da água.

Galópolis foi o bairro mais atingido em Caxias com as chuvas que castigam todo Rio Grande do Sul. Houve deslizamentos de terra que provocaram sete mortes.

Uma mulher segue desaparecida. Mais da metade do bairro, isto é, mais de 220 famílias, está fora de suas casas. Ruas do bairro continuam bloqueadas para o trânsito e acesso dos moradores.

Os técnicos seguem monitorando toda a encosta do bairro também via câmeras de segurança do Centro Integrado de Operações (CIOp).

4965130_a35643a9531c99a-769x1024 Após chuva, nova fissura em encosta de Galópolis, em Caxias, é identificada
Geólogos da prefeitura identificaram o problema neste sábado. Prefeitura de Caxias do Sul / Divulgação

 

4965129_26ced89ce58c921-577x1024 Após chuva, nova fissura em encosta de Galópolis, em Caxias, é identificada
Uma casa que fica próxima ao local já apresentava rachaduras no piso e nos muros. Prefeitura de Caxias do Sul / Divulgação

 

4965128_0ea52c605380087 Após chuva, nova fissura em encosta de Galópolis, em Caxias, é identificada
Movimentação foi identificada atrás do Sindicato Têxtil, à direita da BR-116 no sentido centro-bairro. Prefeitura de Caxias do Sul / Divulgação

 

450 telhas distribuídas

Também neste sábado, três equipes da Secretaria de Habitação entregaram 450 telhas para 26 famílias atingidas pela chuva.

Outras duas equipes seguem em vistoria em casas de famílias que relataram algum problema ou que não estão se sentindo em segurança.

Um número de WhatsApp foi colocado à disposição das vítimas: (54) 98418.7275. O telefone da Defesa Civil para emergência é o (54) 98404.0778.

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp