Na manhã desta sexta-feira, 20 de setembro, data em que os gaúchos celebram a Revolução Farroupilha, Osório amanheceu sob chuva e fortes ventos, levando ao cancelamento oficial do tradicional desfile Farroupilha.
Por volta das 13h, a Secretaria de Turismo do município confirmou que em acordo com os tradicionalistas, o evento não poderia ser realizado devido às condições meteorológicas adversas.
A decisão frustrou expectativas de diversas entidades e piquetes da região.
No entanto, conforme o tempo melhorou no decorrer da tarde, com o fim da chuva e do vento, membros dos piquetes locais decidiram não deixar a tradição se apagar e organizaram um desfile improvisado.
Mesmo sem o apoio estrutural, eles percorreram o trajeto habitual na Avenida Marechal Floriano Peixoto, ponto central do evento. Diferente de outros anos, não havia sistema de som, bloqueios nas vias próximas ou a presença de autoridades municipais no palanque montado para o evento.
Essa ação espontânea foi acompanhada por um público fiel, que, compareceu ao local. Muitos enxergaram a atitude como um protesto contra o cancelamento.
Oficialmente, a Secretaria de Turismo informou que o evento pode ainda ser realizado em uma nova data, dependendo de uma reunião entre os piquetes e as autoridades municipais, que deve acontecer nas próximas horas para discutir as condições e viabilidade de um novo desfile.
Lucas Filho