Os representantes da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Osório (ACIO), presidente Lucas Gehlen e o conselheiro deliberativo Rogério Dudabella, participaram de uma entrevista à Rádio Jovem Pan para esclarecer a posição da entidade sobre a polêmica renovação do estacionamento rotativo no município.
A entrevista foi motivada por rumores que circulam sobre a suposta participação da ACIO no processo de renovação do sistema, o que os representantes fizeram questão de negar.
Durante a conversa, Lucas Gehlen explicou que uma nota oficial da ACIO foi publicada recentemente com o intuito de deixar claro que a associação não foi consultada sobre a renovação do estacionamento rotativo.
Ele ressaltou, contudo, que a nota não representa um posicionamento contrário ou favorável, servindo apenas para esclarecer a falta de participação da entidade no processo atual.
A ACIO também lançou uma enquete em suas redes sociais, buscando a opinião dos comerciantes sobre o sistema de estacionamento rotativo.
Lucas Gehlen destacou a importância de ouvir todas as opiniões. “Geralmente quem está muito descontente é que procura dar sua opinião, e com a participação de todos poderemos ter uma informação fidedigna da realidade”, afirmou o presidente.
O conselheiro deliberativo Rogério Dudabella, que também representou a ACIO nas comissões especiais que discutiram o rotativo, trouxe à tona as principais queixas dos comerciantes, que incluem o formato atual do sistema e a quantidade de vagas disponíveis na chamada área azul. “Reduzimos o número de vagas de 1.025 para 750, mas esse número é elevado para a realidade de Osório”, explicou.
Rogério, que também é empresário e atua dentro da área azul, reconheceu a importância do estacionamento rotativo, especialmente para evitar que funcionários ocupem vagas de clientes ao longo de todo o dia.
No entanto, ele defende que um número menor de vagas seria mais adequado para atender às necessidades da cidade.
A enquete promovida pela ACIO continua disponível em suas redes sociais e o resultado será usado para orientar futuras discussões sobre o tema.
Lucas Filho