Quatro turmas de estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Antonio de Alencar, de Osório, participaram do programa Portas Abertas, na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan, nesta semana.
Os alunos, acompanhados das professoras, foram recepcionados e conduzidos pelas equipes de tratamento e responsabilidade social da Companhia no laboratório e no bloco hidráulico da estação.
Os 53 estudantes conheceram as etapas percorridas pela água desde a captação nos poços tubulares profundos, em Osório, até a chegada às torneiras das residências, depois de passar por tratamento e ser enviada aos reservatórios.
Também receberam explicações sobre os monitoramentos e as análises diárias dos padrões de potabilidade, em mais de 100 parâmetros, e sobre a importância do consumo da água tratada e como evitar o desperdício.
A visita ocorreu na última segunda-feira, 14, e na quarta-feira, 16, quando o grupo teve a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a captação de água subterrânea pela Corsan e o sistema de abastecimento.
Para mais informações e agendamentos de atividades do Portas Abertas e de outros programas socioambientais desenvolvidos pela Companhia, as instituições devem entrar em contato pelo telefone fone (51) 998490307 ou pelo e-mail cristiane.silveira@corsan.com.br.
Bloco hidráulico
O bloco hidráulico é um conjunto de equipamentos e estruturas responsáveis pelas etapas do tratamento da água. É projetado para garantir eficiência, e segurança e qualidade da água distribuída à população.
Etapas do tratamento de água na ETA Osório
Floculação: Adição de produtos químicos (coagulantes) para aglomerar partículas finas presentes na água e formar flocos maiores e facilmente removíveis. Nesta etapa, também ocorre a desinfecção.
Decantação: Os flocos formados no processo anterior são separados da água por sedimentação, e ocorre a formação de um lodo no fundo do tanque, que é removido posteriormente.
Filtração: A água pré-tratada passa por camadas de materiais filtrantes (areia e carvão ativado, entre outros), para remoção de microrganismos e partículas ainda presentes.
Corsan no Litoral Norte