Ir para o conteúdo
Pesquisar

CEEE FAZ ALERTA SOBRE USO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS PARA ENFRENTAR O FRIO

Por: Portal Serra e Litoral

FREDERIC CIROU/ALTOPRESS/AFP/METSUL

Concessionária de energia publicou uma série de recomendações sobre o uso de seguros de equipamentos de aquecimento.

Com a forte onda de frio atual e o avanço do inverno no Rio Grande do Sul com uso mais intenso de equipamentos para aquecer os ambientes, a CEEE Equatorial emitiu um alerta à população sobre os riscos associados ao mau uso de aparelhos elétricos de aquecimento como lareiras elétricas, aquecedores e extensões elétricas.

Segundo a concessionária, o aumento da demanda por conforto térmico pode elevar a conta de luz em até 50% e, mais grave, causar acidentes domésticos quando os aparelhos não são utilizados corretamente.

Um dos principais pontos de atenção são as lareiras elétricas que embora sejam mais seguras do que os modelos à lenha exigem cuidados específicos para evitar curtos-circuitos e incêndios.

Play Video O equipamento deve ser ligado diretamente na tomada sem o uso de extensões ou adaptadores e a instalação elétrica da residência precisa estar dimensionada para suportar a carga do aparelho.

A CEEE alerta que é fundamental manter a lareira afastada de móveis cortinas e objetos inflamáveis além de nunca cobrir o equipamento com tecidos ou usá-la para secar roupas.

Também é importante desligar o equipamento sempre que o ambiente for desocupado e jamais dormir com o aparelho ligado.

Outro item que merece atenção especial no inverno são as extensões e os benjamins, os populares “Ts”. O uso simultâneo de vários aparelhos numa mesma tomada por meio desses dispositivos pode provocar sobrecarga superaquecimento e até iniciar incêndios.

A recomendação da companhia é utilizar apenas filtros de linha certificados com proteção contra surtos elétricos e nunca ultrapassar a capacidade de corrente indicada.

A concessionária lembra ainda que o uso racional da energia elétrica, além de evitar acidentes, ajuda a conter os gastos no fim do mês. Uma instalação segura combinada a hábitos conscientes reflete diretamente na economia e na proteção das pessoas e do patrimônio.

Entre os cuidados adicionais a empresa recomenda atenção ao uso do chuveiro elétrico que deve ser mantido na posição inverno apenas quando necessário com redução no tempo de banho. As torneiras elétricas também devem ser utilizadas somente nos dias mais frios e por pouco tempo.

Já a geladeira deve ter a borracha de vedação em bom estado e não deve receber alimentos quentes nem ter a parte traseira deve ser obstruída por roupas ou objetos.

Na iluminação a dica é aproveitar a luz natural durante o dia e substituir lâmpadas incandescentes por modelos de LED que são mais econômicos e duráveis.

Na hora de adquirir novos equipamentos de aquecimento, a orientação é escolher produtos com o selo Procel de eficiência energética que garante menor consumo e menor risco de sobrecarga.

É importante verificar ainda a potência do aparelho e se a estrutura elétrica da residência está preparada para suportar o novo equipamento.

 

metsul.com

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionados

Últimas Notícias

Onde Ir

Clique na foto para acessar o site do corretor

Cabana para Locação na Praia de Atlântida Sul

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage