A advertência diz respeito a possibilidade de chuvas fortes, com grandes acumulados, e temporais no RS entre sexta (6) e sábado (7).
A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul publicou, nesta quarta-feira (4), um alerta meteorológico.
A advertência diz respeito a possibilidade de chuvas fortes, com grandes acumulados de precipitação, e temporais no território gaúcho entre sexta (6) e sábado (7).
Em apenas três dias, algumas cidades do RS podem ter de 100 a 140 mm (milímetros) de chuva.
Conforme a Defesa Civil, na sexta-feira (6), um sistema de baixa pressão aliado a uma frente fria e o aporte de calor e umidade vindos do Norte do país, contribuem para instabilidades.
As nuvens de chuva provocam precipitação de moderada a pontualmente forte e, portanto, acompanhada de descargas elétricas e temporais isolados com possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento em todo o Rio Grande do Sul.
Áreas com risco meteorológico
Os acumulados ficam entre 60 a 80 mm/dia (milímetros por dia), podendo atingir pontualmente os 100 mm/dia em áreas da Campanha e Sul.
Nas demais regiões, os acumulados ficam abaixo de 60 mm/dia.
As rajadas de vento variam entre 60 a 80 km/h, podendo atingir os 90 km/h associados às instabilidades, conforme o alerta da Defesa Civil.
No sábado (7), as instabilidades com chuva intensa e persistente. Há risco de descargas elétricas, rajadas de vento e temporais isolados atuam na metade Norte do Estado.
Os acumulados ficam entre 40 e 80 mm/dia, podendo atingir pontualmente 125 mm/dia em áreas do Noroeste, Norte e Nordeste.
As rajadas de vento ficam entre 50 a 60 km/h, podendo ultrapassar os 70 km/h associados às instabilidades.
Conforme a previsão, a tendência é que, ao longo do domingo (8), ainda ocorram eventuais pancadas de chuva.
Com precipitações fraca a moderada no Norte e Nordeste gaúcho.
Os acumulados podem variar entre 20 a 30 mm/dia.
Alerta hidrológico
A Defesa Civil também expediu um alerta hidrológico, em função dos acumulados de chuvas previstos.
O órgão indica o grau de ALERTA (cidades em amarelo no mapa hidrológico) para as seguintes bacias hidrográficas do estado: Quaraí, Santa Maria, Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Piratinim, Ijuí, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Várzea, Passo Fundo, Apuaê-Inhandava, Alto e Baixo Jacuí, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Mampituba, Tramandaí.
Nessa condição de alerta, atenta-se para risco de elevação em arroios, córregos, lagoas e rios menores.
Ao passo que possibilidade de cheias desses corpos hídricos, que o monitoramento não contempla, além do risco de alagamentos pontuais em perímetros urbanos.
Esses eventos devem ocorrer em locais onde a chuva apresentar maior intensidade, conforme a Defesa Civil.
agorars.com