A bandeira vermelha patamar 2 não era acionada na conta de luz desde agosto de 2021.
A conta de luz volta a ficar mais cara para os consumidores. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou, na noite de sexta-feira (30), bandeira tarifária vermelha patamar 2 para o mês de setembro.
“Para o mês de setembro sinaliza maiores custos para a geração de energia elétrica, com um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos”, ressaltou a Aneel.
A bandeira vermelha patamar 2 não era acionada desde agosto de 2021. No mês de julho, houve o acionamento da bandeira tarifária amarela pela primeira vez desde abril de 2022. Em agosto, em cenário mais favorável, houve o retorno para a bandeira verde.
“A bandeira vermelha patamar 2 foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média em setembro, resultando em expectativa de afluência nos reservatórios das hidrelétricas do país (em cerca de 50% abaixo da média)”, disse a Aneel.
“Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais. Portanto, os fatores que acionaram a bandeira vermelha patamar 2 foram o GSF (risco hidrológico) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD)”, completou.
Crédito: arquivo / Divulgação /RGE