O que é o Dia da Infância? Entenda por que a data foi criada.
No dia 24 de agosto é celebrado o Dia da Infância, criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o objetivo de promover reflexões sobre as condições de vida das crianças ao redor do mundo, e de defender seus direitos de alimentação, moradia, educação, cultura e valores para um desenvolvimento pleno e harmonioso.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Brasil são consideradas crianças as pessoas com até doze anos de idade incompletos. E é no nosso País que o alerta tem se acendido cada vez mais: das mais de 159 mil denúncias de violações aos direitos humanos recebidas em 2019, 86 mil tinham como vítimas crianças e adolescentes.
Dessas denúncias, grande parte estava ligada ao trabalho infantil, realizado por crianças que deveriam estar apenas estudando e brincando.
Datas relacionadas às crianças
Além do Dia da Infância, no Brasil comemora-se também o Dia Internacional da Menina em 11 de outubro.
Ele foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de chamar a atenção da sociedade para os direitos das meninas de todo o mundo, e estimular iniciativas para a eliminação da desigualdade de gênero.
Um dia depois, em 12 de outubro, celebramos o Dia das Crianças, época em que rola muita nostalgia, pois os adultos acabam por relembrar sua infância, mas que também serve de palco para a realização de debates sobre os direitos dos pequeninos e o impulsionamento do mercado de brinquedos e outros produtos infantis.
educamaisbrasil.com.br