Estado terá alta probabilidade de chuva entre quinta e segunda-feira, alerta a MetSul Meteorologia.
O tempo no feriadão de Natal no Rio Grande do Sul estará longe do ideal para o período de festas de fim de ano, quando muitas famílias programam atividades e confraternizações ao ar livre.
O Natal do El Niño de 2023 – fenômeno que trouxe muita chuva ao Estado desde a metade do ano – será justamente marcado pela instabilidade no território gaúcho. A previsão do tempo da MetSul Meteorologia indica altíssima probabilidade de chuva no Rio Grande do Sul amanhã, no fim de semana e na segunda-feira.
A abrangência da chuva no Estado vai variar conforme o dia, com precipitação em mais ou menos municípios, de acordo com o dia. O começo da semana deve ter precipitações mais abrangentes e com maior risco de volumes altos isolados.
A chuva é associada ao ar tropical quente e úmido, por isso pode haver enorme variabilidade de volumes.
Pontos isolados podem ter chuva intensa com alagamentos e em outros próximos pouco ou nada chover.
Embora em alguns pontos já ocorra instabilidade pela manhã, as pancadas vão ocorrer mais da tarde para a noite à medida que o aquecimento diurno forma nuvens mais carregadas, capazes também de gerar temporais muito localizados.
Mas não chove o tempo todo. Ocorrerão momentos de sol e nuvens ou de predomínio de nuvens. Dado o caráter isolado das precipitações, algumas cidades podem passar certos dias do feriadão sem registro de precipitação.
A MetSul Meteorologia pontua que para a segunda-feira, dia de Natal, há dados de modelos numéricos indicando a atuação de um centro de baixa pressão no Rio Grande do Sul que poderia trazer chuva mais ampla, temporais isolados e precipitação intensa em pontos do Estado no decorrer do dia.
Os acumulados de chuva em algumas cidades podem ser elevados diante da forte instabilidade indicada.
Correio do Povo