Ao todo, são 4.023 vagas distribuídas em 97 cursos da UFRGS. As inscrições para o Vestibular 2025 ocorrem exclusivamente pela internet.
Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2025 para ingresso nos cursos de graduação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Ao todo, são 4.023 vagas distribuídas em 97 cursos.
As inscrições ocorrem exclusivamente pela internet, no site vestibular.ufrgs.br, até as 23h59min de 23 de setembro.
O Vestibular teve alterações para atender s modificações na Lei das Cotas. A partir de agora, são reservadas vagas para autodeclarados quilombolas. Além disso, o critério de renda para acesso a uma parte da reserva passa a ser de um (1) salário mínimo nacional (R$ 1.412,00) per capita e não mais de 1,5.
Os candidatos, especialmente os que desejam disputar vagas reservadas para as Ações Afirmativas, devem estar atentos à modalidade de ingresso pretendida, consultando os critérios utilizados para acesso a cada uma das cotas. O Manual do Candidato, com o detalhes sobre a forma de comprovação dos requisitos e modelos de declarações e formulários, já está disponível.
Provas do Vestibular
As provas ocorrem dias 30 de novembro e 1° de dezembro, a partir das 14h, em Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Tramandaí.
Além da prova de Redação, serão 15 questões de cada uma das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, História, Geografia e Matemática (primeiro dia); Língua Estrangeira Moderna, Física, Química, Biologia (segundo dia).
A lista das leituras obrigatórias da prova de Literatura estão disponíveis para acesso no site do Vestibular.
O candidato sabatista (guardador do sábado por convicção religiosa) deverá formalizar a solicitação de horário especial para realização das provas do dia 30 de novembro. Para isso, deve entregar à Coperse uma declaração específica, preenchida e assinada, após a efetivação da inscrição, impreterivelmente até as 18h do dia 23 de setembro.
Já os candidatos com necessidades especiais de caráter permanente ou temporário devem solicitar atendimento diferenciado para fazer as provas. O período vai de 26 de agosto a 27 de setembro, preenchendo o formulário de solicitação. Conforme o edital, é necessário entregar a documentação comprobatória da necessidade especial.
Processo de inscrição da UFRGS
Após inscrever-se, o candidato deverá conferir todas as informações preenchidas no formulário de inscrição. Por exemplo: curso, língua estrangeira, sistema de ingresso e cidade de prova.
O ato seguinte é imprimir o boleto para pagamento do respectivo valor. A quitação pode ocorrer em qualquer agência bancária. A data limite é o dia 24 de setembro, independentemente de feriados. No momento da inscrição, será necessário preencher um questionário.
A taxa de inscrição no Vestibular 2025 é de R$ 180. Candidatos contemplados com a isenção da taxa têm de realizar a inscrição normalmente. Para isso, o sistema indica automaticamente o benefício a partir do CPF, no momento da inscrição. Em caso de dúvidas, o e-mail disponível é: coperse@coperse.ufrgs.br.
Candidatos ao curso de Música (bacharelado e licenciatura) deverão fazer, adicionalmente, a PHE (Prova de Habilitação Específica). Portanto, devem fazer o envio dos materiais exigidos entre os dias 1º e 4 de outubro. Os conteúdos das provas estão disponíveis no site do Instituto de Artes da UFRGS. Mais informações podem ser consultadas também no Manual do Candidato.
Cotas do Vestibular 2025 da UFRGS
Os candidatos inscritos no Vestibular 2025 devem indicar uma das modalidades de concorrência. Todos concorrem às vagas de acesso universal, enquanto a reserva de vagas (cota) é destinada àqueles que sejam egressos do Sistema Público de Ensino Médio.
As vagas ofertadas na modalidade de reserva de vagas são denominadas como segue:
a) LB_PPI – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,0 (um) salário mínimo nacional per capita, autodeclarado preto, pardo ou indígena;
b) LB_Q – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,0 (um) salário mínimo nacional per capita, autodeclarado quilombola;
c) LB_PCD – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,0 (um) salário mínimo nacional per capita que seja pessoa com deficiência;
d) LB_EP – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,0 (um) salário mínimo nacional per capita;
e) LI_PPI – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena;
f) LI_Q – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado quilombola;
g) LI_PCD – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar que seja pessoa com deficiência;
h) LI_EP – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar.
Os candidatos concorrerão às vagas de uma ou mais modalidades de ingresso conforme o perfil socioeconômico indicado no ato de inscrição. Entre o total de vagas, no mínimo 50% estão garantidas para as cotas.
Quilombolas
Novidade neste ano, as vagas reservadas para autodeclarados quilombolas (LB_Q e LI_Q) exigirão como comprovação o envio de Certidão de Autodefinição expedida pela Fundação Cultural Palmares e Declaração de que a residência é em comunidade quilombola, assinada pelo Presidente/Coordenador da Associação, bem como por mais duas testemunhas da própria comunidade, sendo que uma das testemunhas deverá fazer parte da Direção/Coordenação da Associação.
Nessa declaração deverá constar o número/carimbo do CNPJ, o CPF e o telefone do Presidente/Coordenador e das duas testemunhas, conforme modelo disponível no Edital do Vestibular 2025. Esse procedimento não é necessário no momento da inscrição no Vestibular, mas será exigido no momento de confirmação da vaga, após a divulgação dos candidatos classificados.
Os candidatos classificados nas modalidades LB_Q e LI_Q terão, ainda, de comparecer presencialmente perante a CPVA (Comissão Permanente de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial), após convocação. Os procedimentos de aferição documental a partir da entrega da documentação original, em data, horário e local ainda não tem data. No entanto, vão ser divulgados no Portal do Candidato.
agorars.com