Tremor de terra atinge pelo menos quatro bairros em Caxias do Sul

Os tremores de terra aconteceram entre as 3h e as 4h. Pedro Zanrosso / Agencia RBS

Bombeiros receberam pelo menos cem chamados dos bairros Madureira, Jardim América, Universitário e Pio X.

Caxias do Sul sentiu a terra tremer na madrugada desta segunda-feira(13).

O Corpo de Bombeiros recebeu cerca de cem ligações com relatos de moradores assustados nos bairros Madureira, Jardim América, Universitário e Pio X entre as 3h e as 4h.

Na região da rodoviária e nas proximidades do estádio Alfredo Jaconi, residentes chegaram ir às ruas preocupados com o que acontecia.

De acordo com os bombeiros, moradores também foram até o quartel em busca de respostas. Uma guarnição se deslocou até as ruas e não identificou danos causados pelos tremores. Não há, também, relatos de danos estruturais.

De acordo com a Defesa Civil os tremores são causados por acomodações naturais do solo. A chuva dos últimos dias pode também ter contribuído para o fenômeno. Técnicos da Defesa Civil farão uma avaliação nos locais nesta segunda-feira. A orientação aos moradores é permanecer nas residências.

De acordo com o geólogo da secretaria municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Caio Torques, sismógrafos instalados na região poderão dimensionar a magnitude dos tremores.

— A princípio esses tremores, em períodos de grande precipitação, são relacionados à grande deslizamentos de terra ou acomodações de camadas do subsolo saturadas pela água. Como até agora não foi detectado nenhum grande deslizamento nas proximidade de onde foi sentido, é possível que seja a segunda hipótese. O subsolo naturalmente possui vazios que com o excesso de água se acomodam, causando esses tremores. Apesar do susto, não tem poder para causar danos em construções sólidas — disse.

Em 2023, houve duas ocorrências de tremores na cidade. Em julho, na região do bairro Castelo, e em novembro, no bairro Jardim América.

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas