A Transpetro realizou um simulado de emergência no Terminal Marítimo Almirante Soares Dutra (Tedut), em Osório (RS), nesta quarta-feira (15/10), a partir das 14 horas.
O cenário do exercício é um incêndio em tanque de armazenamento de petróleo, com mobilização de recursos humanos e materiais para o combate ao incidente.
Houve a evacuação da unidade e de parte da comunidade vizinha do bairro Vila Petrobrás de Osório, para treinar o uso da rota de fuga planejada.
articipam do simulado a Brigada Militar (8º BPM), o Comando Ambiental (1º BABM), o Comando Rodoviário (3º BRBM), o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, o Exército (3° Regimento Cavalaria), a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a Prefeitura de Osório e a Prefeitura de Tramandaí.
O objetivo do exercício é testar a efetividade das ações coordenadas de resposta a emergências e preparar os envolvidos para a eventual necessidade de atuar em uma situação real.
O Terminal de Osório é a maior unidade operacional da Transpetro em movimentação de produtos na Região Sul, com uma estrutura de oito dutos, sendo quatro terrestres e quatro submarinos.
A Transpetro é referência nacional em prevenção e resposta a emergências, apoiando inclusive outras empresas e órgãos públicos.
Segurança operacional, proteção das pessoas e respeito ao meio ambiente são compromissos permanentes da Transpetro.
Durante a simulação, a RS-030 ficou parcialmente bloqueada nos dois sentidos.
O comando Rodoviário da Brigada Militar organizou o trânsito.
Lucas Filho