Na manhã da última sexta-feira, o secretário de Trabalho, Indústria e Comércio, Júlio Agápio, representando o prefeito de Torres, Carlos Souza, participou de agenda em Porto Alegre, com a deputada federal Maria do Rosário para tratar sobre a inclusão de Torres na lista de municípios credenciados a receberem cursos de Medicina.
A decisão causou surpresa ao setor de educação na região, por entender que Torres cumpriu todos os requisitos necessários para receber este tipo de graduação.
De Torres a São José do Norte não existe Curso de Medicina.
O prefeito Carlos Souza esteve várias vezes em Brasília tratando do assunto dentro de sua agenda de compromissos em favor da região do Litoral Norte.
Acompanhado de outros prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e de integrantes do Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura Rodoviária Urbana e Rural (Cidirur), ele participou de diversas reuniões com autoridades federais e parlamentares gaúchos para solicitar apoio para a implementação do curso de Medicina no município. Audiências no Ministério da Educação também foram realizadas, a última em junho deste ano.
Conforme a deputada, Torres poderia estar entre os municípios habilitados, pois teria todos os quesitos.
O secretário Agápio reafirma a importância, não só para Torres, mas para toda a região, da instalação de um curso de Medicina. “Temos a possibilidade de darmos mais um passo importante para o desenvolvimento do município e região.”
Deste encontro em Porto Alegre, foi deliberada uma mobilização em geral dos municípios do Litoral Norte por um curso de Medicina na região.
Uma das iniciativas será a elaboração de uma Carta de Contestação pela não inclusão de Torres como possível sede do curso.
O documento será entregue no Ministério da Educação.
https://torres.rs.gov.br/dczi
Prefeitura Municipal de Torres