Terremoto de alta magnitude causa mortes e destruição em Taiwan

Autoridades taiwanesas afirmam que tremor e réplicas foram os mais fortes a sacudir a região em 25 anos. CNA / AFP / Divulgação

Alertas de tsunami foram emitidos na costa leste do continente.

Um terremoto de magnitude superior a 7 foi sentido na manhã desta quarta-feira (3), noite de terça em Brasília) em Taiwan, causando pelo menos nove mortes e deixando mais de 800 feridos, além de danificar dezenas de edifícios e levar a alertas de tsunami na costa leste da Ásia. Os números aumentam conforme levantamentos locais são realizados.

Segundo autoridades taiwanesas, o terremoto e as réplicas mais intensas foram os mais fortes a sacudir a região em 25 anos e alertaram para a possibilidade de mais tremores nos próximos dias.

As mortes ocorreram no condado de Hualien, o ponto mais próximo ao epicentro do tremor, conforme informou o Corpo de Bombeiros. Pelo menos 821 pessoas ficaram feridas — a gravidade dos casos não foi especificada.

— Tudo tremia violentamente. Os quadros na parede, a televisão e o armário de bebidas caíram — disse um morador da cidade de Hualien à televisão local SET TV.

Nessa cidade, situada na costa leste de Taiwan, dois edifícios colapsaram devido ao abalo, afirmaram os bombeiros locais, que temem que haja vítimas presas.

— Dois prédios desmoronaram e acredita-se que algumas pessoas estejam presas — disse um responsável pelos bombeiros desta cidade portuária de quase 100 mil habitantes, situada ao pé de uma cadeia montanhosa.

Um armazém também desabou na cidade de Nova Taipei, no norte, mas a prefeitura explicou que equipes conseguiram retirar 50 pessoas vivas dos escombros.

 

“O mais forte em 25 anos”

A Agência Meteorológica do Japão calculou a magnitude do terremoto em 7,5 e a de Taiwan estimou magnitude de 7,2. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), por sua vez, afirma que o tremor foi de 7,4. Ainda segundo o USGS, o tremor ocorreu por volta das 8h locais.

O epicentro se situou a 18 quilômetros ao sul da cidade de Hualien, com uma profundidade de 34,8 quilômetros.

— O terremoto foi perto da terra e é pouco profundo. Sentiu-se em todo o Taiwan e nas ilhas (…). É o mais forte em 25 anos — declarou Wu Chien-fu, diretor do Centro Sismológico taiwanês.

Em setembro de 1999, um terremoto de magnitude 7,6 matou cerca de 2,4 mil pessoas no país — esse caso ainda é o desastre natural mais mortal na história da nação.

O presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, apelou à coordenação entre as agências locais e centrais e anunciou que o Exército forneceria apoio nos esforços de resgate e assistência.

As autoridades mobilizaram escavadeiras para remover as rochas que bloqueavam as estradas em direção a Hualien, segundo imagens de canais locais. As vias que levam a esta cidade passam por numerosos túneis e as autoridades temem que veículos tenham ficado presos em seu interior.

— Devemos verificar minuciosamente quantas pessoas estão presas e resgatá-las rapidamente — disse o vice-presidente Lai Ching-te, que assumirá a presidência em maio.

As rigorosas normas de construção e a consciencialização social para este tipo de catástrofes parecem ter evitado uma catástrofe maior em Taiwan, regularmente atingida por sismos devido à sua localização entre duas placas tectónicas.

As redes sociais inundaram-se de imagens de diferentes pontos da ilha com edifícios a cambalear durante a agitação. Alguns ficaram perigosamente inclinados quando terminou o tremor.

 

Alertas de tsunami

O terremoto foi sentido em toda Taiwan e teve várias réplicas, uma delas de magnitude 6,5 perto de Hualien, segundo a agência meteorológica da ilha. Na capital Taipei, a circulação do metrô foi suspensa por quase uma hora, e as autoridades pediram aos moradores para verificar se havia vazamentos de gás.

O fabricante de semicondutores taiwanês TSMC, considerado o mais importante do mundo, interrompeu brevemente sua produção em algumas fábricas, disse um responsável à agência de notícias AFP.

O abalo atingiu a outra margem do Estreito de Taiwan, na região de Fujian da China continental ou cidade semiautónoma de Hong Kong.

Também desencadeou alertas de tsunami em Taiwan, nas ilhas do sudoeste do Japão e em várias províncias das Filipinas, onde a população costeira correu para se refugiar em pontos mais elevados. Após, as autoridades japonesas e filipinas anularam os alertas e o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, um observatório com sede no Havaí, disse duas horas depois do terremoto que “a ameaça de tsunami em grande parte já passou”.

O alerta no Japão foi, principalmente, para ilhas remotas próximas a Taiwan, incluindo a ilha Miyakojima. “Evacuem!”, indicou um letreiro na televisão nacional japonesa NHK. “Vem aí um tsunami, por favor evacuem imediatamente”, expressou um apresentador dessa emissora. “Não parem, não voltem”.

Ainda no Japão, as autoridades suspenderam temporariamente o tráfego aéreo no aeroporto de Naha, na ilha de Okinawa. Um porta-voz do governo disse que não houve vítimas na região, embora a agência meteorológica do Japão tenha detectado ondas de tsunami de até 30 centímetros em algumas de suas ilhas.

4941538_4cd07f341042bd7 Terremoto de alta magnitude causa mortes e destruição em Taiwan
Epicentro se situou a 18 quilômetros ao sul da cidade de Hualien, com uma profundidade de 34,8 quilômetros. CNA / AFP / Divulgação

4941540_0c04e1731d01d86 Terremoto de alta magnitude causa mortes e destruição em Taiwan

Equipes de emergência atendem sobrevivente, que ficou preso em um prédio danificado na cidade de Nova Taipei. CNA / AFP / Divulgação

4941542_9c0c6bfe0db9278 Terremoto de alta magnitude causa mortes e destruição em Taiwan
Bombeiros buscam sobreviventes em destroços de prédio em Hualien. APF / HUALIEN FIRE DEPARTMENT
4941543_c2163e0c73c7a9f Terremoto de alta magnitude causa mortes e destruição em Taiwan
Pedras bloquearam parte da estrada em um trecho de um rodovia em Taichung. AFP / TAICHUNG CITY GOVERNMENT’S FIRE BUREAU
4941490_382f755a3e77ed0 Terremoto de alta magnitude causa mortes e destruição em Taiwan
Emissora de televisão local TVBS NEWS divulgou imagens dos estragos causados na cidade de Hualien. TVBS NEWS / Reprodução / YouTube
4941481_7b17d18f7ceded3 Terremoto de alta magnitude causa mortes e destruição em Taiwan
Mensagem na TV pedindo para as pessoas deixarem áreas costeiras do Japão após o aviso de tsunami. X @RyeDano / Reprodução

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

AS MAIS LIDAS

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas