Tartaruga-cabeçuda morre após encalhar em Capão da Canoa

Tartaruga-cabeçuda, segundo bióloga do Ceclimar, é espécie que mais encalha na costa gaúcha. Pietro Oliveira / RBSTV

Espécie é uma das cinco que utilizam a costa do RS como área de alimentação e está ameaçada de extinção.

A presença de uma tartaruga na beira da praia em Capão da Canoa atraiu o olhar de veranistas no final da tarde desta segunda-feira (15). Fragilizado, o animal marinho acabou morrendo.

Conforme a bióloga Carine Campos Trigo, integrante do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar/UFRGS), a morte de tartarugas marinhas e seu consequente encalhe no litoral gaúcho é muito comum, principalmente na primavera e no verão.

— O indivíduo da foto é uma tartaruga-cabeçuda, que é a espécie que mais encalha em nosso litoral. Temos cinco espécies de tartarugas marinhas que utilizam a nossa costa como área de alimentação. Estas cinco espécies estão ameaçadas de extinção — alertou a bióloga.

Ela explica que duas espécies são mais frequentemente encontradas em nossas praias: a tartaruga-cabeçuda e a tartaruga-verde.

— A tartaruga-cabeçuda morre em redes de pesca, onde é capturada acidentalmente. Normalmente tartarugas desta espécie utilizam nosso litoral em suas fases sub adultas e adultas — descreveu a especialista.

 

Como proceder

Ao avistar um animal marinho na costa, a pessoa deve alertar a Brigada Militar (BM) ou a prefeitura do município para que o resgate seja providenciado de forma célere.

No caso de Capão da Canoa, conforme o secretário de Meio Ambiente, Adão Carvalho, servidores municipais estão orientados a acionar a Patrulha Ambiental da BM.

Quando resgatados com vida, os animais são levados a centros de estudos, como o Ceclimar, e após sua recuperação são reinseridos em habitat natural.

4897513_c04b4333cdfd5a8 Tartaruga-cabeçuda morre após encalhar em Capão da Canoa
Réptil marinho pertence à espécie Caretta caretta, que integra a lista de animais ameaçados de extinção. Pietro Oliveira / RBSTV

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Onde Ir

Dicas de Onde Ir, na Serra ou no Litoral
Onde Ir