As manhãs de segunda-feira para colaboradores de empresas no centro de Osório vem sendo marcada pelo mesmo cenário: calçadas sujas, cheiro forte de bebida e a necessidade de realizar uma limpeza intensa antes mesmo de iniciar o atendimento aos clientes.
Segundo relatos feitos à Jovem Pan por funcionários, a situação ocorre regularmente nas segundas-feiras, após as noites de domingo, quando grupos de pessoas costumam se reunir em frente aos estabelecimentos próximos à Praça e à Igreja Matriz.
“Sempre sobra para nós limparmos. Hoje pela manhã estávamos jogando água com kboa na calçada”, desabafou uma colaboradora. Segundo ela, além do volume de sujeira acumulada na frente das lojas, o cheiro de bebidas alcoólicas, copos plásticos, embalagens e outros tipos de lixo tornam o trabalho de limpeza ainda mais reforçado.
O problema tem sido motivo de descontentamento para os comerciantes, que destacam a quantidade de lixo deixado na área.
O fato é especialmente frustrante, segundo eles, uma vez que a praça conta com tonéis de lixo, que poderiam ser facilmente utilizados pelos frequentadores.
“A quantidade de lixo deixada é realmente surpreendente”, afirmou outro comerciante, que também destacou o impacto visual negativo que isso causa, além do esforço necessário para garantir que o ambiente esteja limpo e agradável para os clientes no início do trabalho.
Diante da situação recorrente, os comerciantes de Osório fazem um apelo à comunidade para que haja maior conscientização quanto ao uso dos espaços públicos.
Eles pedem que as pessoas utilizem os recipientes de lixo disponíveis e respeitem o espaço comercial, evitando deixar sujeira nas calçadas e nas entradas das lojas.
A situação, segundo os trabalhadores, exige atenção para que a convivência entre lazer e comércio seja respeitosa e sustentável para todos.