Logo no início da manhã, céu era mais fechado; por volta das 9h, o tempo abriu e atraiu os banhistas.
A manhã deste sábado (23) é de sol forte no Litoral Norte, após um fim de sexta-feira (22) nublado. Pouco antes das 9h, o tempo abriu na praia de Capão da Canoa e veranistas começaram a se instalar à beira-mar.
Enquanto adultos e crianças aproveitam o dia, uma cena chamou atenção nesta manhã. Junto dos pais e da irmã, Nicolas krauze, de um ano, experimentava a sensação de colocar os pés na água do mar pela primeira vez.
O garoto, que fez aniversário no último mês, passa o feriadão de Natal na praia pela primeira vez. Nesta manhã ele curtia tranquilo na areia, rodeado de brinquedos, mas a água gelada não pareceu ter sido totalmente aprovada.
— Acho que não gostou muito, não. Fez uma carinha de quem estranhou. Mas eles crescem e vão se adaptando, né? — brinca a mãe, Flávia krauze, 34 anos.
Junto deles, a irmã, Alana krauze, quatro anos, já aproveita mais o mar e brinca sem medo na beira. O pai, Gabriel krauze, 37, também supervisiona o primeiro passeio do pequeno na praia.
— Por enquanto, ele está se divertindo mais na areia. Está um dia bom, sem tanto calor nem vento forte, é melhor porque não entra no olho dele, aí a gente fica mais tranquilo — comenta o pai.
A família chegou na sexta, vinda de Guaporé, e passará o Natal na casa de amigos em Capão.
De visitantes a moradores
Quem também curte o mar, sem se importar com a água gelada, é Henri Vigil Castro, 10. Com a prancha azul, ele pega ondas na parte rasa. O garoto se mudou para Capão com a família há cerca de três anos e meio, depois de se apaixonarem pela vida na praia. Antes, moravam em Bagé.
— A gente começou fazendo o veraneio aqui, todo o ano vínhamos. Aí, gostamos muito da cidade e decidimos vir para ficar. Estamos adorando, era bem o que a gente esperava. É ótimo por causa das crianças, tem muita pracinha, moramos perto da praia. Hoje, temos mais qualidade de vida — conta Tamires Martinez Vigil Castro, 33 anos.
A moradora conta que o fim de ano muda bastante a rotina de quem vive no local, e que notou o movimento aumentando já no último fim de semana.
Previsão de tempo instável
Quem está ou vem pra o litoral norte deve aproveitar os momentos de sol, porque boa parte do final de semana deve ser de tempo instável.
Apesar do sol na manhã deste sábado, o tempo muda e promete instabilidade para a tarde e durante a noite. A boa notícia é que o volume não deverá ser expressivo. Em Capão da Canoa, por exemplo, deve chover entre 10 e 15 milímetros durante o dia.
No domingo (24), a chance de chuva é menor, mas as pancadas devem aparecer entre a tarde e a noite. O dia deverá ser nublado e com temperatura mais amena, variando entre 21ºC e 27ºC em algumas cidades.
Já na segunda-feira (25), a precipitação deve ser um pouco mais expressiva. Há chance de rajadas de vento significativas durante todo o dia. A velocidade do vento pode chegar aos 70 km/h.
Veranistas aproveitam o período de Natal na praia. André Ávila / Agencia RBS
gauchazh.clicrbs.com.br