Sol, Bandeira Verde e Mar Calmo predominam nesta Sexta-feira no Litoral Norte

Multidão foi à beira-mar de Torres nesta manhã | Foto: Mauro Schaefer

83 pontos estão próprios para banho e oito apresentam condição imprópria, de acordo com a Fepam.

Nesta sexta-feira, o litoral Norte apresenta mais um dia de sol e calor, com vento moderado, mar calmo e cristalino, um exemplo do que os veranistas encontraram durante praticamente toda a semana.

De acordo com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), 83 locais são próprios para banho e oito apresentam condições impróprias nas praias gaúchas.

A manhã começou com vento Leste, ondas de aproximadamente um metrô e temperatura variando entre 23 e 26 ºC na faixa entre Torres e Xangri-Lá.

Em Torres, o clima agradável e a bandeira verde fez a alegria da família Pagliarini, que veraneia próximo da guarita de número 7. “Chegamos ontem à noite e não deu para aproveitar o dia lindo que deu, mas hoje estamos aqui para aproveitar esta água maravilhosa ”, garantiu o gerente comercial Carlos Antonio Pagliarini, ao lado da esposa Giullia e do filho Édson, que moram atualmente em Caxias do Sul, na Serra.

O único porém é a presença de águas vivas, o que aumenta o risco de queimaduras acidentais.

A bandeira lilás, que indica a presença dos animais, esteve apressada em diversas guaritas nesta manhã.

 

Balelneabilidade

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira, o oitavo boletim do projeto Balneabilidade da temporada 2023/2024.

Dos 91 pontos analisados ​​no Estado, 83 são próprios para banho e oito apresentam condição imprópria.

A Praia da Cal, em Torres, única que segue imprópria na região, registou valores baixos da bactéria Escherichia coli nas últimas duas semanas. Se assim continuar, voltará a estar balneável a partir do próximo boletim.

 

Locais impróprios:

Barra do Ribeiro – Praia Recanto das Mulatas – Lago Guaíba
Candelária – Balneário Carlos Larger – Rio Pardo
Dom Pedrito – Praia Passo Real – Rio Santa Maria
Pelotas – Valverde – Trapiche
Pelotas – Valverde – Av. Senador Joaquim A. de Assunção
Santa Vitória do Palmar – Barra do Chuí
Santa Vitória do Palmar – Balneário do Porto – Lagoa Mirim
Torres – Praia da Cal – Av. Independência
Voltaram à condição própria nesta semana um ponto em Xangri-lá (Rainha do Mar) e dois pontos na cidade de Imbé (Mariluz e Santa Terezinha), no Litoral Norte.

Já Valverde – Trapiche, em Pelotas, ponto que aparece na lista de impróprios desde o primeiro boletim, divulgado em 15 de dezembro, vem apresentando altos valores e, portanto, não tem perspectiva de mudança na classificação no mês de fevereiro.

O mergulho nesses locais oferece riscos à saúde. A recomendação é que os banhistas evitem pontos impróprios e arredores, especialmente junto às águas que chegam às praias por importação, arroios ou rios.

O alerta vale principalmente para crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.

 

Correio do Povo

Onde Ir

Dicas de Onde Ir, na Serra ou no Litoral
Onde Ir