Nome de família da personagem Odete, interpretada pela atriz Debora Bloch, tem origem em histórica língua germânica e possui significado.
A nação com maior prevalência de pessoas registradas com o sobrenome Roitman — tão repetido na novela “Vale tudo” — é Israel, de acordo com plataformas de bancos de dados genealógicos.
Um levantamento realizado pela empresa Forebears, que destrincha a origem e a distribuição de sobrenomes em todo o mundo, mostra que, até 2014, existiam 194 cidadãos brasileiros com o sobrenome Roitman no país.
O número põe o Brasil no quinto lugar entre as nações com maior incidência da alcunha no mundo.
Os dados, muito em breve, serão atualizados. A última pesquisa realizada no Brasil, especificamente relacionada aos nomes e sobrenomes da população, foi feita em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No dia 4 de novembro, a instituição liberará uma nova análise sobre os nomes e sobrenomes mais frequentes identificados pelo Censo Demográfico de 2022.
Qual a origem do sobrenome Roitman?
Um estudo publicado pela Universidade de Oxford, em 2022, mostra que que sobrenome da personagem Odete (interpretada pela atriz Debora Bloch) tem origem iídiche, a histórica língua germânica dos judeus oriundos da Europa Central e Oriental.
O termo seria uma derivação das palavras “roit” (que designa “vermelho”) e “man”, que significa “homem”. Em tradução literal, portanto, Roitman teria a definição de “homem ruivo” ou “homem vermelho”.
A explicação está detalhada no Dictionary of American Family Names, referência em estudos acadêmicos relacionados a pesquisas genealógicas.
Elenco de ‘Vale tudo’ se despede da novela
oglobo.globo.com