Sinal Verde: 244 controladores semafóricos já possuem tecnologia sem fio em Porto Alegre

Qualificação gera maior fluidez, principalmente nas vias mais movimentadas Foto: Pedro Piega/PMPA

A Smmu (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), por meio da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), já realizou a migração de 244 dos 634 controladores previstos para serem qualificados até junho de 2024.

A modernização dos equipamentos com tecnologia sem cabo (4G ou fibra) integra o programa Sinal Verde, lançado pela prefeitura em outubro de 2023, e tem como objetivo melhorar a comunicação dos pontos com a central semafórica.

A qualificação proporciona um tráfego com menos congestionamento, gerando maior fluidez, principalmente nas vias mais movimentadas de Porto Alegre.

“A nossa meta para o mês de dezembro era de 228 instalações. Entretanto, conseguimos realizar a migração em 244, sendo 16 controladores a mais do que estava previsto. Com o avanço das instalações, fruto do trabalho das nossas equipes, acreditamos que em março já seja possível perceber os primeiros resultados”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

Até agora, as sinaleiras que receberam a melhoria contemplam pelo menos 44 vias da cidade.

Os próximos equipamentos a receberem a modernização estão na Plinio Brasil Milano e Anita Garibaldi. Juntamente com a modernização, a prefeitura está investindo em nobreaks, ampliando dos atuais 60 para 140.

 

Programa Sinal Verde

Porto Alegre tem em torno de 1.430 locais semaforizados, com 11.072 semáforos, os quais são gerenciados por cerca de 900 controladores de programação semafórica. Desde o começo do governo, foram investidos R$ 12,65 milhões na modernização do parque, sendo R$ 9,5 milhões nesta etapa, que inclui 634 dos 900 controladores semafóricos existentes na Capital.

Até o primeiro semestre de 2024, Porto Alegre terá 70% da rede com comunicação por tecnologia sem cabos (4G ou fibra), o que permitirá que se atinja a meta de 90% da comunicação semafórica nos eixos contemplados pelo programa.

 

Confira as vias que receberam os novos controladores:

Loureiro da Silva
João Pessoa
Borges de Medeiros
Salgado Filho
Riachuelo
Marechal Floriano Peixoto
Lima e Silva
João Goulart
Edvaldo Pereira Paiva
Tarso Dutra
Salvador França
Wenceslau Escobar
Washington Luiz
Luiz Englert
José do Patrocínio
Praia de Belas
Aureliano de Figueiredo Pinto
Padre Cacique
Ipiranga
Silveiro
Protásio Alves
Vicente Monteggia
Oscar Pereira
Costa Gama
Farrapos
A. J. Renner
Sertório
Nilópolis
José Pedro Boéssio
Cairu
Pres. Franklin Roosevelt
Pernambuco
Venâncio Aires
Santana
Bento Gonçalves
Azenha
Princesa Isabel
Domingos Crescencio
Assis Brasil
Bernardino Silveira Amorim
José Ferreira Jardim.
Diário de Notícias
Otto Niemeyer
Plínio Brasil Milano

osul.com.br

Onde Ir

Dicas de Onde Ir, na Serra ou no Litoral
Onde Ir