O cavalo Caramelo, que se tornou símbolo da força e da resiliência gaúcha durante a enchente, participará do Desfile dos Campeões da Expointer 2024, nesta manhã, em Esteio.
O animal ficou nacionalmente conhecido por sobreviver no telhado de uma casa quase 100% submersa, no bairro Mathias Velho, em Canoas, por vários dias durante a catástrofe climática de maio.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura (DDPA/Seapi), Rosane Collares, o animal encontra-se com a saúde em dia e passou pelas mesmas exigências sanitárias que todos os exemplares de argola expostos no parque Assis Brasil, em Esteio.
“Caramelo passou pela mesma inspeção, com todos os exames e atestados. Não foi aberta qualquer exceção”, garantiu Rosane.
O professor coordenador do curso de Veterinária da Ulbra, Jean Soares, destaca que Caramelo está na feira como símbolo da reconstrução e da resiliência do povo gaúcho. “Ele é o grande campeão das enchentes e de tudo o que a gente passou”, salientou. Soares afirma que a situação clínica e nutricional do animal está “ótima” e que o poder público ainda não definiu o destino do animal.
“Ele está super bem já faz algumas semanas e está bem alimentado. Apareceram vários interessados em ficar com ele, inclusive a Ulbra. Estamos cuidando dele para que a prefeitura lhe dê o melhor destino, assim como fará com os outros animais resgatados”, afirmou Soares.
Produtores aguardam novas medidas
A cerimônia de abertura dessa Expointer é ansiosamente aguardada pelos agricultores.
A expectativa é que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anuncie novas medidas de apoio ao setor, que acumula dívidas desde 2021, causadas por três estiagens e agravadas pelas enchentes.
O ministro confirmou presença na noite desta quinta-feira, 29, por nota oficial e publicação em suas redes sociais, após anunciar o cancelamento da viagem devido à indisponibilidade de aeronave da FAB para a viagem de Brasília a Canoas.
Correio do Povo