Tempo muito aberto vai favorecer muito frio cedo em baixadas de regiões serranas e temperatura alta à tarde no Noroeste gaúcho.
A semana vai começar com tempo firme no Rio Grande do Sul sob a influência de uma área de alta pressão atmosférica associada à massa de ar frio que ingressou no estado no final da semana passada, indica a previsão do tempo da MetSul Meteorologia.
O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira e com amplos períodos de céu claro, mas o dia começa com nevoeiro, neblina e nuvens baixas em vários pontos do Centro e do Leste do estado, inclusive na Grande Porto Alegre.
O tempo aberto durante a madrugada favorece maior resfriamento e a segunda-feira vai se iniciar com frio em todas as regiões gaúchas, mais intenso em baixadas da Serra do Sudeste, Planalto, Serra e Campos de Cima da Serra, onde deve gear.
A tarde desta segunda-feira, por sua vez, será agradável com máximas de 22ºC a 25ºC na maioria das cidades gaúchas e de 25ºC a 27ºC no Noroeste gaúcho.
Na Grande Porto Alegre, os termômetros podem marcar 23ºC a 25ºC. O Rio Grande do Sul voltou a registrar temperaturas abaixo de zero neste fim de semana sob tempo mais aberto, vento calmo e o perfil seco da atmosfera em altitude.
Estações meteorológicas automáticas registraram no começo do sábado temperaturas mínimas de -0,7ºC em Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, e -0,2ºC em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra.
O último registro de mínima negativa no Rio Grande do Sul tinha ocorrido no dia 10 de julho, quando os termômetros indicaram -0,7ºC em São José dos Ausentes.
O estado teve onze dias seguidos de temperaturas abaixo de zero entre o fim de junho e o dia 10 de julho.
Embora sem marcas negativas, outras cidades gaúchas anotaram muito frio no sábado com mínimas de 1,3ºC em Pedras Altas; 2,2ºC em Santa Rosa; 3,0ºC em São Paulo das Missões; 3,3ºC em Caxias do Sul; 3,5ºC em Porto Xavier; 3,7ºC em Vacaria; 3,8ºC em São Marcos e Bom Jesus; e 3,9ºC em São Francisco de Paula.
Hoje, novamente o Rio Grande do Sul anotou marcas abaixo de zero. Termômetros marcaram no começo deste domingo -2,6ºC em São José dos Ausentes; -2,4ºC em Pinheiro Machado; -0,4ºC em Soledade; e -0,1ºC em Pedras Altas.
Apesar de não ter caído abaixo de zero, diversas cidades tiveram muito frio outra vez com mínimas de 0,1ºC em Getúlio Vargas; 0,3ºC em Cambará do Sul, Capão Bonito do Sul e Livramento; 0,7ºC em André da Rocha; 1,1ºC em São Francisco de Paula; 1,5ºC em Canela; 1,7ºC em Hulha Negra; e 1,9ºC em Dom Pedrito.
Com as marcas negativas do sábado e hoje, o Rio Grande do Sul já soma em 2025 um total de 38 dias com registro de temperatura abaixo de zero.
Foram 3 dias em abril, 6 em maio, 17 em junho e 12 até agora no mês de julho.
Os dados analisados pela MetSul indicam que o Rio Grande do Sul pode voltar a ter marcas negativas nesta segunda-feira cedo, mas ar mais quente já começa a ingressar em altitude no estado a partir do Nordeste da Argentina com tendência de elevação da temperatura.
A tarde deste domingo teve máximas no Noroeste do estado de 28,6ºC em Porto Xavier; 27,1ºC em São Paulo das Missões; 25,7ºC em Pejuçara; 25,6ºC em Porto Vera Cruz; 25,3ºC em Santa Rosa; 25,2ºC em Garruchos; e 25,1ºC em Santo Ângelo.
metsul.com