Semana terá subida de rios e novas enchentes no RS alerta MetSul

Chuva que já caiu e ainda vai cair no Norte e no Nordeste do Rio Grande do Sul vai levar a novas enchentes no estado. | Foto: Mateus Bonomi / Divulgação / CP

Volumes já registrados indicam a ocorrência de cheias de rios com novas enchentes no Estado.

A MetSul Meteorologia alerta que a semana que começa terá novas enchentes no Rio Grande do Sul, mas enfatizamos que menos graves que as observadas em maio.

Com base no que já choveu e ainda vai chover, haverá cheias de rios devido aos elevados volumes de chuva que são registrados até agora na Metade Norte gaúcha que se somarão à chuva dos próximos dias.

Uma frente fria chegou durante o sábado ao estado gaúcho com chuva na maioria dos municípios. O sistema agora se torna semi-estacionário, uma vez que não progride pelo bloqueio atmosférico associado ao ar seco e quente no Centro do Brasil.

Chove desde ontem na Metade Norte do Rio Grande do Sul, mas, como era previsto, os volumes de precipitação são significativamente mais altos neste domingo na região do que ontem.

Os volumes de chuva apenas deste domingo vão superar os 100 mm em diferentes pontos da Metade Norte, especialmente numa faixa que estende entre o Planalto Médio, a Serra, os Campos de Cima da Serra e o Litoral Norte.

Nas áreas de nascentes dos rios Taquari-Antas e Caí os acumulados de chuva até ao meio-dia deste domingo atingiam em estações automáticas particulares e do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) volumes de 173 mm em Cambará do Sul e 96 mm em São Francisco de Paula.

No Litoral Norte, os acumulados de precipitação por pontos de medição do Cemaden indicavam 107 mm em Morrinhos do Sul, 98 mm em Torres e 80 mm no município de Maquiné.

Os maiores volumes de chuva, assim, concentram-se desde ontem sobre a Serra Gaúcha e os Campos de Cima da Serra, com marcas de 100 mm a 150 mm em alguns pontos e que tendem a se elevar ainda mais.

A Serra Gaúcha e os Campos de Cima da Serra compreendem as regiões de nascentes e parte importante das bacias dos Rios Taquari-Antas, Caí e Paranhana (que desemboca no Rio dos Sinos). As nascentes do Caí e do Taquari estão entre os municípios de São Francisco de Paula, Jaquirana, Cambará do Sul e São José dos Ausentes.

Os dois rios recebem águas que caem na Serra e o dado de chuva volumosa acima de 100 mm de Serafina Corrêa, na parte mais a Oeste da bacia do Taquari, é também relevante para o nível do rio.

No Norte do estado, no Alto Jacuí, os acumulados de chuva até o meio-dia igualmente eram altos. Estações automáticas da Secretaria da Agricultura particulartes registravam 125 mm em Ilópolis, 123 mm em Arvorezinha, 96 mm em Cruz Alta, 91 mm em Salto do Jacuí e 83 mm em Victor Graeff. Estes acumulados próximos da nascente do Jacuí e que tendem a aumentar farão com que o rio suba.

Espera-se, portanto, uma elevação principalmente no curto e médio prazos mais dos rios que nascem no Nordeste do Rio Grande do Sul e que possuem resposta mais rápida pela declividade, casos do Taquari e Caí.

Gravataí e Sinos, que nascem entre o Litoral Norte e a Serra, possuem resposta mais lenta assim como o Jacuí que percorre longa distância da nascente até o Centro do estado e a Grande Porto Alegre.

A chuva não vai se limitar a este fim de semana e a persistência da chuva por vários dias ainda é o que mais preocupa, como a MetSul Meteorologia repetidamente informa em seus boletins.

Chuva ao longo da semana não será constante. Haverá momentos de melhoria e sem precipitação.

O tempo, contudo, não firma. A chuva para, há melhoria temporária e volta a chover.

Esse cenário de chove, para por horas e volta a chover vai persistir na Metade Norte durante toda a semana.

 

Correio do Povo

 

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas