Alerta do Inmet para perigo de tempestade segue valendo até as 10h de segunda-feira (4).
Deve chover no Estado até quinta-feira (7). Nesta manhã de domingo, o termômetro perto da Redenção marcou quase 30 graus. ateus Bruxel / Agência RBS
A semana deve começar com chuva no Rio Grande do Sul e com alerta para forte intensidade.
Para a segunda-feira (4) e a terça-feira (5), a previsão é de chuva e temperatura amena.
Até as 10h de segunda-feira (4), segue ativo o aviso emitido no sábado (2) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com alerta para perigo de tempestade em toda a extensão do Estado para o fim de semana.
De acordo com o comunicado, a chuva prevista é de até 100mm por dia enquanto as rajadas de vento podem oscilar entre 60 km/h e 100 km/h.
Há possibilidade, ainda, de queda de granizo. Trata-se de um montante expressivo, equivalente a chuva de quase todo mês em alguns municípios do Estado.
O Inmet também alertou para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
A semana começa ainda com chuva. Para o Noroeste, a previsão é de precipitações mais frequentes e que ocorrem a qualquer momento do dia.
Para as regiões Central, Centro-norte, Nordeste e Leste, incluindo a Região Metropolitana, a segunda-feira (4) deve ser chuvosa e nublada, com pouca abertura de sol.
Entre a região de Uruguaiana, Campanha e Sul, tem expectativa de garoa pela manhã, com bastante variação de nuvens ao longo do dia.
Na terça-feira (5), a presença de um cavado meteorológico em médios níveis da atmosfera (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada) ajuda na formação de nuvens carregadas sobre todo o Estado.
O sol aparece entre muitas nuvens, haverá períodos de céu nublado e possibilidade de pancadas de chuva a qualquer momento.
A chuva deve ser forte, ocorrendo com maior volume nas áreas centrais e no Noroeste.
As temperaturas ainda permanecem mais amenas.
Para a quarta-feira (6), conforme a Climatempo, ainda há expectativa de instabilidades em todo o Estado.
No Norte, Sul e áreas mais centrais, o céu fica encoberto e pode chover a qualquer momento do dia, com grande volume.
O alerta para transtornos continua em função do solo saturado. Já no Leste e Oeste, apesar da chuva acontecer desde o período da manhã, até a noite, há possibilidade de momentos de melhora que intercalam a chuva e eventual abertura de sol.
Até a quinta-feira (7), ainda há previsão de chuva – menos no Oeste -, com tempo estável a partir da tarde, ainda com muita nebulosidade.
gauchazh.clicrbs.com.br