Temperaturas podem chegar a 36º em alguns municípios.
O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas com a presença de nuvens no decorrer do dia na maioria das localidades.
Chance de chuva de verão bastante localizada na segunda metade do dia, especialmente em pontos do Norte e do Nordeste do estado, como na Serra.
O dia começa com mínimas mais altas do que ontem, quando chegou a fazer 7ºC no Sul do estado e 12ºC no extremo Sul de Porto Alegre, entretanto o amanhecer é ameno.
Aquece rapidamente com a presença do sol durante a manhã e a tarde será de calor, mais intenso no Oeste e no Noroeste do estado.
Na capital gaúcha, a máxima prevista é de 31º. Na fronteira, em Uruguaiana e Alegrete, as máximas podem chegar a 36º e 34º respectivamente.
Calor nos próximos dias
O calor vai retornar com força nesta semana e marcará o começo de um novo período de temperaturas acima a muito acima da média, que será prolongado e desta vez será úmido na comparação ao da semana passada, o que vai favorecer chuva frequente e temporais quase diário a partir do meio da semana no estado.
Grande número de localidades deve passar dos 35ºC nesta semana.
Há possibilidade em alguns dias até de máximas perto e ao redor dos 40ºC, não se descartando marcas até acima de 40ºC em algumas cidades.
O calor mais intenso, inicialmente, afetará o Oeste e no Noroeste.
As marcas elevadas se estenderão às outras áreas do estado no decorrer da semana, já amanhã em vários pontos.
Este período quente será em grande parte mais úmido, o que vai favorecer instabilidade frequente, moderando a temperatura e aumentando a sensação de abafamento em vários dias com pancadas e temporais de verão.
Será um período quente longo e que deve seguir na semana que vem.
O fato de a massa de ar quente ser mais úmida fará com que as noites sejam mais quentes e a sensação térmica de calor seja mais alta que a temperatura nos termômetros com grande desconforto térmico.
A atmosfera bastante aquecida com maior umidade fará com que as condições se tornem muito propícias à instabilidade.
Justamente por isso, no decorrer desta semana e também na próxima, à medida que a instabilidade aumenta, se projeta uma alta frequência de pancadas de chuva e temporais de verão que, em alguns pontos, podem ser fortes a intensos com risco de chuva volumosa em curtos períodos e alagamentos, raios e possibilidade também de vendavais isolados e queda de granizo de forma localizada.
Correio do Povo












