O Secretário de Segurança Pública e Trânsito de Osório, Celso Ferri, conversou com a Jovem Pan sobre as críticas recebidas de que a cliclorrota, recém lançada na estrada do Palmital não comporta carros e ciclistas.
Durante a entrevista, Celso comentou que esteve no local, e comprovou que é possível que carros e ciclistas dividam o espaço com segurança. Para o secretário, as críticas devem ser por confusão nas comparações de ciclorrota, com ciclofaixa e ciclovia.
– A Cliclorrota não é uma estrutura para uso exclusivo, ela é para quando não há disposição física, se utiliza uma demarcação para que todos os condutores tenham a noção da ordenação de fluxo. Disse.
Sobre a ampliação da faixa, Celso explicou que a extensão no momento não seria possível, diante da necessidade de desapropriação de aéreas, e pelo alto custo. Sobre a rota, o secretário disse que foi um pedido dos próprios praticantes que preferem o trajeto, via Linha Peixoto até a BR 101.
Conforme explicou também o Secretário de Segurança Pública e Trânsito, toda a sinalização de asfalto ainda não está pronta. E fez um alerta para que os ciclistas transitem em fila indiana, um atrás do outro, por questões de segurança.
Por fim Celso Ferri comentou sobre Guarda Municipal em Osório, antigo desejo que aguarda novos recursos para implantação, entretanto sobre videomonitoramento, a gestão municipal dispõe de 700 mil reais de emendas parlamentares, que servirão para aquisição de equipamentos para central de monitoramento.
Conforme o secretário, o ideal seria um milhão e trezentos mil reais, porém o recurso atual será possível atender mais de 2 mil pontos da cidade.
Lucas Filho