Após o lamentável episódio de uma briga generalizada em via pública durante um evento em Osório, surgiram muitas dúvidas sobre o fechamento de ruas do município para este tipo de atividade.
Durante entrevista à Jovem Pan, o secretário da pasta de segurança pública e trânsito, Celso Ferri, comentou as exigências para conseguir a liberação.
Entre elas a comunicação com 48h de antecedência, no mínimo, para que haja a devida comunicação à comunidade sobre a alteração do trânsito. Além de consulta à comerciantes e moradores do entorno.
– Nós como gestores públicos, até como cidadão, gostamos que tenha local para diversão, não é essa a questão. Queremos que seja organizado, com segurança, porque a sociedade é um conjunto maior. Disse o Secretário.
Celso comentou que tramita no jurídico da Prefeitura de Osório, um projeto proposto pela secretaria de segurança pública e trânsito que regulamenta a interdição de vias públicas, com a autorização especial de trânsito, para eventos no município, com novas exigências. Porém o secretário deixou claro que o projeto não foi criado à partir da briga de duas semanas atrás, e que foi proposto justamente para organizar todo tipo de atividade que necessite do fechamento, como as atividades esportivas.
Perguntado sobre a responsabilidade da Prefeitura em relação à briga generalizada em via pública, Celso Ferri explicou que eventos autorizados, a via é sinalizada com cones identificados da Prefeitura. Sem isso, trata-se de uma infração de trânsito.
– Nesse caso a competência é da Brigada Militar. Disse o Secretário elogiando a ação de fiscalização realizada pela Brigada Militar na última semana.
– Tudo feito com regra, não tem problema! O município será inclusive parceiro. Finalizou o Secretário.
Lucas Filho