Com o alerta meteorológico emitido pela Defesa Civil do Estado na segunda-feira (07/04), na mesma noite, uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação em Osório, percorreu as ruas centrais e locais pontuais para a abordagem de pessoas em situação de rua.
Ao todo, onze foram abordadas e convidadas a se abrigarem e, destas, duas pessoas foram levadas para o abrigo montado pela secretaria no Ginásio Municipal Rutílio Kestering, no bairro Porto Lacustre.
No local, foi oferecido o pernoite, com refeição e banho.
A secretária, Luana Oliveira, esclarece, que as abordagens seguem um protocolo e cada indivíduo tem a liberdade de permanecer na rua, caso não aceite um abrigo ou o encaminhamento para a casa de um familiar. “Gostaria de comunicar que as abordagens serão realizadas com temperaturas abaixo de 13 graus ou com situações de eventos climáticos. Agradeço a equipe e empatia de todos os envolvidos, e estamos sempre em alerta, muitos não aceitam o convite, mas vamos seguindo nosso trabalho e objetivo. Todos são atendidos pelas técnicas de referência no Centro de Referência da Assistência Social – Cras na manhã do dia seguinte”, afirma Luana.
📝📸 Texto e fotos: Ascom PMO
Lucas Filho