Seara assume a liderança na categoria de frangos no país

Conquista foi validada por uma pesquisa anual da Worldpanel by Numerator.
Conquista foi validada por uma pesquisa anual da Worldpanel by Numerator.

Estratégia de longo prazo focada em valor, conveniência e diversidade de portfólio consolida marca no topo da preferência nacional.

A Seara, da JBS, tornou-se a marca de frangos com maior presença nos lares brasileiros em 2025.

A conquista, validada por uma pesquisa anual da Worldpanel by Numerator, é o resultado de uma estratégia de longo prazo pautada pela inovação contínua, profunda compreensão do comportamento do consumidor e foco em descomoditizar a proteína, elevando a percepção de valor do frango no dia a dia.

O estudo, que analisou o consumo ao longo de 12 meses, confirmou que a Seara alcançou a marca de 60,40% de penetração nas residências do país, superando o desempenho dos concorrentes.

Esse indicador reflete o sucesso de uma jornada de transformação que posicionou o frango como uma solução versátil.

A marca reconheceu que, embora a proteína esteja presente em 99% dos lares, o consumidor busca constantemente por variedade, conveniência e sabor.

Essa visão foi o motor de uma série de lançamentos estratégicos nos últimos anos. Um dos movimentos mais impactantes foi o lançamento do Frango de Padaria, em 2021.

De olho na demanda por praticidade, a marca criou um produto que vai do freezer diretamente para o forno ou air fryer, atendendo ao desejo de uma refeição saborosa e de preparo rápido.

A inovação se provou um fenômeno: registrou aumento de 290% em volume em 2022, 110% em 2023 e 60% em 2024, tornando-se a maior inovação da categoria nos últimos anos.

A atenção à qualidade e ao sabor também se destacou na linha Suculentíssimo, que utiliza uma técnica de amaciamento para garantir mais suculência ao frango, desmistificando a ideia de que a proteína não pode ser apetitosa.

A marca também se aprofundou nas novas rotinas adotadas após a pandemia, como a popularização das varandas gourmet e do churrasco em casa, investindo em cortes diferenciados para a Linha Churrasco, dentro da Seara Gourmet.

A liderança em cortes temperados de aves e em frangos orgânicos, bem como o alto índice de recompra por parte dos consumidores, também demonstram a lealdade conquistada pela marca. A Seara se diferencia por oferecer um portfólio completo que inclui quatro tipos de frango, além do convencional: orgânico, sem antibiótico e caipira.

Essas opções, com criações e genéticas distintas, oferecem escolhas alinhadas às diferentes preocupações e estilos de vida do consumidor.

 

Agente de transformação

No último evento da APAS, em maio, a Seara reforçou sua posição como agente de transformação ao inovar no segmento de bandejinhas, ampliando o mix com uma embalagem diferenciada para o produto resfriado e com novos sabores, como o de alho na manteiga, para o Frango de Padaria.

Outras inovações de destaque no portfólio incluem a extensão da linha Suculentíssimo com um melhor custo-benefício e o lançamento de três coxinhas com sabores distintos para preparo exclusivo em air fryer, e que não possuem fritura.

“A liderança na categoria de frangos é a materialização de um trabalho constante, que coloca o consumidor no centro das nossas decisões”, afirma João Campos, CEO da Seara. “Pensamos o produto como uma solução que facilita rotinas e cria momentos. O sucesso de inovações como o Frango de Padaria e a linha Suculentíssimo atesta o acerto dessa abordagem. Essa trajetória de construção de valor reflete a nossa aposta em um planejamento consistente e o compromisso com a excelência que são premissas desde a aquisição da Seara pela JBS em 2013. E a cada passo, nosso time de mais de 95 mil colaboradores demonstra a dedicação que garante a qualidade que chega à mesa dos brasileiros todos os dias”, complementa.

O bom desempenho da Seara se estende para além da gôndola e se reflete nos resultados financeiros da JBS. A Companhia encerrou o segundo trimestre de 2025 com receita líquida de US$ 20,9 bilhões, um crescimento de 8,9% sobre o mesmo período do ano anterior. A Seara foi um dos principais vetores desse avanço, registrando margem de 18,1%, a mais alta no segmento.

Para sustentar e ampliar esse alcance, a marca tem impulsionado o crescimento com uma estratégia comercial robusta, que intensifica as ações promocionais e de sell-out e fortalece sua presença de forma integrada nos canais físico e digital. E mais: com o intuito de fortalecer a conexão com seu público, a Seara mantém comunicação ativa e uma presença marcante em territórios de relevância cultural, como grandes festivais de música, como o The Town e o Rock in Rio, além do universo do entretenimento, com Big Brother Brasil, e o mundo dos games, com Gamescom e CCXP.

Fonte: Worldpanel by Numerator | Painel de Lares l Categoria: Frango Regular | Total Brasil | T. Canais | Penetração % | Período: últimos 12 meses terminados em Março 2025 • Tabela de comprovação

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