Na tarde desta quarta-feira (16), o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Serra, em Osório, foi palco de uma iniciativa que uniu arte e saúde mental.
O Sarau Cultural, promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Casa Aberta, em parceria com a Secretaria de Saúde, reuniu pacientes e a comunidade em geral em uma tarde repleta de poesia, música, pintura e dança.
A psicóloga e coordenadora do CAPS de Osório, Sabrina Ferreira, destacou, em entrevista à Jovem Pan, a importância de levar a saúde mental para fora dos muros do centro e dos consultórios. “A cura não acontece somente dentro do CAPS e do ambulatório de saúde mental.
As expressões de arte também têm um poder curativo e revigorante”, afirmou Sabrina.
A coordenadora ainda ressaltou que o evento foi pensado como uma forma de dar visibilidade aos talentos dos pacientes, oferecendo-lhes um espaço de expressão e valorização. “Muitas vezes os pacientes têm o potencial, mas não têm o espaço para poder se sentirem valorizados”, disse Sabrina.
Segundo ela, o evento reflete uma visão inovadora do tratamento da saúde mental, que integra a arte como parte fundamental do processo terapêutico.
Sabrina informou ainda que há o desejo de realizar um sarau em um formato ainda mais aberto, como em praças ou espaços públicos, para que toda a comunidade possa participar e se sensibilizar com a importância deste tipo de atividade.
Lucas Filho