Saguzaço na 34ª Festa Nacional da Uva serve uma tonelada de sagu, em Caxias do Sul

(Foto: Janaína Silva/Divulgação)

No sábado (24) ocorreu o Polentaço e, no próximo sábado (02), será o dia da Uvada da Nona.

Com uma tonelada de sagu, o público que estava presente nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, aproveitou o domingo (25) de muito calor na Serra Gaúcha.

Nem mesmo os 28 ºC de temperatura na cidade afastou os visitantes da Praça de Alimentação, no cercado montado para produção do Saguzaço.

Nesta edição e pela terceira vez, o renomado cheff Carlos Bertolazzi esteve encantando a todos os presentes, preparando uma das sobremesas mais amadas na região.

Conforme a organização do evento, neste ano, a Festa da Uva serviu uma tonelada de sagu pronto, preparado com 55 quilos de sagu, 80 quilos de açúcar, 255 litros de vinho (cerca de 55 garrafões), 40 litros de suco de uva, 2 quilos de canela em pau e 3 quilos de cravo.

O agito era grande devido ao tanto de visitantes que passaram pela extensa fila para pegar o doce. Assim como foi com o Polentaço do sábado (24), o sagu foi servido pelos alunos do Colégio Tiradentes, promovendo envolvimento dos jovens com a comunidade.

Visitante de longa data, Leida, de Taquari – RS, salientou que o sagu estava uma delícia. Ela nunca tinha comido sagu em outras edições da festa, mas disse que valeu a pena saborear desta vez. “Já vim alguns anos atrás, mas nunca tinha comido o sagu assim durante a festa”.

Para o cheff de cozinha, Carlos Bertolazzi, é sempre uma satisfação participar do Saguzaço na Festa da Uva. Ele lembra que produz o doce desde 2019 na Serra. “O Saguzaço está se tornando uma tradição muito forte na Festa da Uva e tem tudo a ver com a estrela principal da festa, a uva, pois ali colocamos suco, colocamos vinho. Não temos maneira melhor de homenagear a uva do que fazendo um belo sagu para toda a população que vem nos visitar”. Bertolazzi também lembrou que na última edição foi onde conhece seu grande amor, e por isso, sua história passa a ser mais forte com o evento. “Como todos sabem, já entrei para a família da Festa da Uva namorando logo uma princesa [Bruna Mallman – 2022], mas se a Festa da Uva quiser, estaremos aqui sempre perpetuando essa tradição do Saguzaço que acho que tem tudo a ver com a festa”.

 

 

leouve.com.br

 

Compre Aqui!

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

As Mais Lidas...​

Notícias Relacionadas