Estado deve ter virada no tempo a partir do meio da semana
Capital também deve ter sol entre nuvens e tarde quente | Foto: Joel Vargas / PMPA / Divulgação CP
O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul nesta terça, mas o Norte do estado e a Metade Leste ainda tem períodos de maior nebulosidade, com momentos de céu nublado a encoberto.
Nestas áreas do estado, a nebulosidade pode trazer chuva ou garoa em diferentes momentos do dia. Mesmo pancadas isoladas não são descartadas em razão de nuvens Cumulus localizadas.
A temperatura estará agradável na maioria das regiões do estado. Entretanto aquece mais na Fronteira Oeste e no Noroeste, com o tempo mais aberto e sob influência de ar mais quente.
As mínimas rondam os 15ºC em Santana do Livramento e Vacaria e os 14º₢ em São José dos Ausentes.
As máximas, por sua vez, podem chegar a 26ºC em Uruguaiana e 30ºC em Santa Rosa.
A chuva retornou ao RS e com volumes muito altos em algumas cidades. Como era previsto, a instabilidade foi maior na Metade Norte gaúcha, enquanto na Metade Sul choveu pouco ou nada.
Fortes áreas de instabilidade com chuva forte se formaram ainda na madrugada da segunda-feira no Noroeste do estado.
As nuvens carregadas trouxeram muitos raios e queda de granizo, em municípios como Santa Rosa e Giruá.
Estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram acumulados até o final da tarde de segunda-feira de 81 mm em Santo Augusto, 66 mm em Santa Rosa, 61 mm em Passo Fundo e 55 mm em Palmeira das Missões. Tem muita chuva ainda por vir no decorrer desta semana no RS.
A instabilidade diminui bastante até quarta-feira, com sol e nuvens na esmagadora maioria das cidades gaúchas, entretanto entre quinta e sexta-feira uma profunda área de baixa pressão instabiliza bastante a atmosfera.
Esta área de baixa pressão deve dar origem a um ciclone junto às costas do Uruguai e do Rio Grande do Sul entre sexta e sábado. Modelos numéricos seguem indicando o potencial de vento muito forte com rajadas perto e acima de 100 km/h no Sul e no Leste do estado no final desta semana.
Correio do Povo