Sistema de alta pressão atmosférica irá predominar na região Sul do Brasil e reduzir a umidade no ar.
A semana será marcada por um forte aquecimento sobre o Rio Grande do Sul e, de modo geral, a região Sul do Brasil.
O motivo é um sistema de alta pressão atmosférica que deve predominar, reduzir a umidade no ar e, consequentemente, as condições para a chuva.
Por esse motivo, os próximos dias serão de sol e pouca chuva no Estado, o que pode levar a uma quebra do recorde da temperatura de 2024 em Porto Alegre, que, atualmente, é de 36,5°C.
Segundo Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, os níveis de umidade devem baixar em todo o RS, chegando a níveis entre 20% e 30% em grande parte do Estado ao longo da semana.
— Será uma semana excepcional. Vínhamos de dias quentes, mas com muita umidade. A umidade e o calor estavam fazendo com que as nuvens carregadas se formassem com facilidade. Agora, a situação é contrária: o sistema de alta pressão reduz a umidade, a nebulosidade e, consequentemente, a chance de chover — resume Josélia.
Uma frente fria vai se aproximar do Extremo-Sul do RS na quarta-feira (13), mas não conseguirá avançar, devido a esse sistema de alta pressão, sendo desviada para alto-mar.
Para segunda-feira (11), não é esperada chuva em nenhuma região do Estado.
Na terça (12), pode haver precipitação apenas no Extremo-Sul do RS, em municípios como Chuí, Santa Vitória do Palmar, Pelotas e Rio Grande.
Na quarta, com a passagem da frente fria pelo Extremo-Sul gaúcho e o calor intenso, pancadas de chuva com raios poderão ocorrer na metade Sul, em regiões como o Litoral Sul, Campanha, Centro e Fronteira Oeste. As marcas, no entanto, seguirão altas.
Para quinta-feira (14), as condições manterão a possibilidade de pancadas de chuva para a metade Sul a partir da tarde.
Em locais como a Região Metropolitana, Serra, Litoral, Planalto e Missões, porém, ainda não haverá instabilidade.
É na sexta-feira (15) que o cenário muda de forma generalizada no RS. Neste dia, o sistema de alta pressão perde força e, com isso, são esperadas pancadas de chuva em todo o Rio Grande do Sul, com risco de temporais, em especial na região da fronteira com o Uruguai.
Com relação à temperatura, a máxima chegará, em Porto Alegre, a 35°C na quarta-feira e a 36°C na quinta. Pode haver quebra do recorde do ano de 2024, registrado em 14 de janeiro, quando fez 36,5°C.
Apesar de haver possibilidade de quebra de recorde de calor em Porto Alegre, outros municípios têm previsão de marcas mais altas. Em Santa Maria, assim como em Uruguaiana e São Luiz Gonzaga, pode fazer 37°C na terça.
Em Santa Rosa, a temperatura pode chegar a 38°C.
Mesmo em localidades da Serra, como Bom Jesus, a máxima chega a 30°C na terça e na quarta-feira.
gauchazh.clicrbs.com.br