Até mesmo cidades da serra podem ter calor acima dos 35ºC.
O Rio Grande do Sul terá calor intenso, com marcas podendo ultrapassar os 40ºC, a partir da próxima sexta-feira. De acordo com a MetSul, o calor pode variar entre 35ºC e 40ºC, não se descartando registros localizados ao redor ou acima de 40ºC. A Grande Porto Alegre e os vales, por exemplo, podem anotar marcas de 37ºC a 39ºC em vários municípios com máximas localmente superiores.
Será uma incursão de ar muito quente que atingirá todo o Rio Grande do Sul e praticamente todo o Sul do Brasil. Mesmo localidades serranas, de maior altitude, devem ter calor excessivo no próximo fim de semana. A temperatura deve atingir e passar dos 35ºC, por exemplo, em algumas cidades da Serra Gaúcha no próximo fim de semana.
Calor intenso chegará a outros estados
A massa de ar quente será ampla e vai alcançar os estados do Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste com marcas muito acima da média histórica de dezembro. Entretanto, os maiores desvios da climatologia histórica tendem a se dar no Sul do país, em particular no Rio Grande do Sul.
Máximas na casa dos 40ºC, que se tornam menos prováveis nesta época pela atmosfera mais úmida, podem ser anotadas nos dois estados do Centro-Oeste. Calor muito intenso para os padrões de dezembro pode atingir ainda o interior de São Paulo, onde também nesta época do ano a chuva habitualmente evita máximas muito altas como as da estação seca.
Correio do Povo