RS terá Calendário Letivo Flexibilizado

Segundo o governo estadual, 229 municípios seguem sem aulas devido aos estragos ocasionados pelas chuvas | Foto: Maria José Vasconcelos / Especial / CP
Segundo o governo estadual, 229 municípios seguem sem aulas devido aos estragos ocasionados pelas chuvas | Foto: Maria José Vasconcelos / Especial / CP

MEC orienta sistemas de ensino para retomada segura das aulas, em razão do estado de calamidade.

O Estado de Calamidade Pública causado pela enchente que assola o Rio Grande do Sul fez o Ministério da Educação (MEC), via resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), autorizar que instituições da Educação Básica e do Ensino Superior no RS flexibilizem os calendários letivos e estudem a possibilidade de realização de atividades não presenciais. No anúncio, feito nesta semana (9/5), o ministro da Educação, Camilo Santana, explica que a medida envolverá muito diálogo com os gestores dos municípios atingidos e do Estado, e que visa garantir maior tranquilidade e segurança às redes municipais e estadual.

No caso da Educação Infantil, as escolas ficam dispensadas, em caráter excepcional, de cumprir o mínimo de carga horária anual e de dias de trabalho educacional. Nos ensinos Fundamental, Médio e Superior, as instituições são dispensadas do cumprimento do mínimo de dias de efetivo trabalho escolar, desde que cumprida a carga horária mínima anual. Nas universidades, o prazo para entrega dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) também poderá ser prorrogado por até dois anos.  Será permitido que a carga horária não cumprida durante o Estado de Calamidade seja efetivada no ano seguinte, inclusive por meio da adoção de um currículo ininterrupto de duas séries ou anos escolares contínuos.

A deliberação federal ainda autoriza a utilização de espaços alternativos para o cumprimento de atividades letivas, em todos os níveis e etapas educacionais. A orientação considera o fato de muita gente estar sem luz e Internet, afetando estudos on-line. “Atividades pedagógicas não presenciais devem ser pensadas como alternativas localmente adequadas neste momento, visando à reorganização dos calendários escolares e tendo em vista as peculiaridades e os recursos disponíveis a cada ente. Devem ser considerados o atendimento aos objetivos de aprendizagem e o desenvolvimento das competências e habilidades a serem alcançadas pelos estudantes em circunstâncias excepcionais provocadas pela calamidade pública”, explica o MEC, em nota.

A partir da resolução, o Ministério ainda informa que as instituições federais passíveis de utilização têm servido de abrigo e/ou ponto de coleta de doações para os atingidos pelas chuvas; que os restaurantes universitários estão servindo alimentação; e que os hospitais federais estão sendo usados para atendimento. Na Universidade Federal do RS (Ufrgs), por exemplo, os restaurantes universitários (RUs) permanecem fechados, devido à indisponibilidade de funcionários da empresa terceirizada que fornece as refeições. A Universidade abriu um abrigo na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (Esefid), no Campus Olímpico, em Porto Alegre, para acolher desabrigados, contando com voluntários, que atualmente estão utilizando a cozinha do RU para preparar refeições para os acolhidos.

 

Escolas afetadas

O balanço da Secretaria Estadual da Educação, divulgado quinta-feira (9/5), indica que 426 escolas estaduais foram danificadas nas inundações, sofrendo prejuízos em mobiliário, equipamentos ou estrutura geral. Isso corresponde a quase 20% das 2.345 escolas públicas estaduais no RS.

Gabriela Sardi, sob supervisão de Maria José Vasconcelos

 

Correio do Povo

 

Relacionados

Continue Lendo ...

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Fonte de dados meteorológicos: 30 tage wettervorhersage

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Publicidade

Cabana para Locação
na Praia de Atlântida Sul

Rolar para cima