RS terá abafamento e pancadas de chuva nesta Segunda-feira

Capital tem risco de pancadas de chuva. | Foto: PMPA / Divulgação CP

Semana terá risco de chuva excessiva na região Sul e perto da Fronteira.

Frente quente se forma nesta segunda-feira no Oeste e no Sul do estado com chuva por vezes forte, raios e granizo isolado de variado tamanho. Parte da instabilidade alcança pontos do Centro e do Leste, podendo se estender a regiões como a Grande Porto Alegre, Serra e o Litoral Norte onde podem ocorrer períodos de chuva intercalados com aberturas e ar abafado, o que pode trazer raios e ocasional granizo muito isolado.

Já no Noroeste e no Norte do estado, o tempo firme predomina com sol, nuvens e fumaça de queimadas. Faz muito calor nestas regiões com máximas perto e acima de 35ºC.

A semana que começa será de muito alto risco no Rio Grande do Sul e em áreas do Centro para o Norte do Uruguai, com chuva excessiva a extrema, alagamentos, inundações, cheias de rios, enchente e temporais frequentes com muitos raios e elevada probabilidade de granizo de variado tamanho. Diferentemente de maio, este episódio de chuva excessiva vai afetar mais áreas do Oeste e do Sul, de forma que a Metade Norte não vai ser atingida por acumulados extremos de precipitação, o que vai livrar bacias como Jacuí, Taquari, Caí, Sinos e outras do risco de enchentes.

tempo RS terá abafamento e pancadas de chuva nesta Segunda-feira
Foto: Leandro Maciel / CP

Frente quente se forma na Metade Sul com chuva e temporais enquanto o Noroeste e o Norte do estado têm muito calor. Esta frente passará à condição de semiestacionária, mantendo a instabilidade por dias seguidos entre o Oeste, o Sul e por vezes em pontos do Centro e do Leste gaúcho.

Modelos numéricos indicam volumes de chuva generalizados acima de 100 mm, com marcas em vários pontos perto e acima de 200 mm. Há dados apontando volumes ainda mais altos para o Sul gaúcho, de 300 mm a 400 mm em alguns pontos.

Com os altos volumes previstos, alagamentos e inundações serão inevitáveis. Rios das regiões Oeste e Sul como Santa Maria, Ibirapuitã, Jaguarão e Quaraí podem ter cheia ou mesmo sair do leito. O risco é maior em bacias no Sul, onde os volumes serão maiores.

Algumas estradas, particularmente municipais e rurais, devem se tornar intransitáveis com prováveis trechos e pontilhões cobertos pela água.

Com a frente quente e depois estacionária, nuvens carregadas vão se formar constantemente sobre o Sul e o Oeste gaúcho. Trarão, além da chuva excessiva, muitos raios e altíssimo risco de temporais.

Neste tipo de situação meteorológica, é bastante alto o risco de temporais frequentes, com grande incidência de raios e granizo.

 

Correio do Povo

 

 

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Curta, compartilhe e se inscreva no nosso canal no YouTube

Notícias Relacionadas