Precipitação não deve ter volumes preocupantes, mas pode ser localmente forte.
O tempo muda no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira.
O sol chega a aparecer com nuvens em diversas áreas do estado, mas a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza.
Chove já cedo em pontos do Oeste e do Sul gaúcho, mas em áreas mais ao Norte e ao Nordeste do estado a instabilidade só deve chegar no fim da tarde ou à noite.
Por isso, a temperatura se eleva mais na Metade Norte enquanto no Sul as máximas devem ser menores. Em pontos da Fronteira Oeste, a chuva pode ser localmente forte e volumosa com raios.
No Leste, a precipitação tende a ser mais irregular e com baixos volumes.
As mínimas rondam os 15ºC em Passo Fundo e os 10ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 28ºC em Torres e 29ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16ºC e 26ºC.
O Rio Grande do Sul experimentou um lindo fim de semana de sol. No sábado, em uma situação que não é comum, imagens de satélite mostravam que não havia uma nuvem sequer em todo o estado sob o ar seco que favoreceu a menor temperatura do ano até agora no território gaúcho com 1,5ºC em São José dos Ausentes.
No domingo, o sol já se fez acompanhar de nuvens altas do tipo Cirrus e a temperatura se elevou, passando dos 30ºC à tarde em algumas regiões, como o Vale do Sinos, na Grande Porto Alegre, onde a máxima atingiu 30,4ºC.
Na Fronteira Oeste, a máxima na cidade de São Borja alcançou os 31,2ºC.
A semana que começa, entretanto, reserva períodos de chuva para os gaúchos, embora não se preveja chuva o tempo todo com intervalos de melhoria em que o sol vai aparecer.
A mudança do tempo começa nesta segunda-feira com o avanço de uma frente fria de fraca intensidade que vai trazer chuva para grande parte do estado neste começo de semana.
Correio do Povo