RS tem quatro universidades entre as melhores do mundo em ranking internacional

A melhor colocada do RS é a UFRGS, que aparece na faixa da posição 691-700, correspondente à 32ª colocação na América Latina. Jonathan Heckler / Agencia RBS

Lista com 1,5 mil instituições classificadas foi elaborada pela Quacquarelli Symonds (QS), analista global de Ensino Superior; UFRGS, PUCRS, UFPel e UFSM estão na relação divulgada nesta semana.

O Rio Grande do Sul tem quatro instituições entre as melhores universidades do mundo, segundo o QS World University Ranking 2025. A lista com 1,5 mil universidades foi divulgada nesta terça-feira (4) pela Quacquarelli Symonds (QS), analista global de Ensino Superior.

Figuram entre as instituições a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As quatro já haviam sido classificadas nos rankings internacionais de 2024, 2023 e 2022.

Neste ano, novamente, entre as gaúchas, a melhor colocada é a UFRGS, que aparece na faixa da posição 691-700. Isso corresponde à 32ª colocação na América Latina e à oitava no Brasil. No total, são 35 brasileiras classificadas no ranking. No ano passado, a instituição gaúcha também havia ficado no grupo das posições 691-700 no recorte mundial, mas ocupava o 36º lugar na América Latina e o sétimo no Brasil.

Quanto às demais universidades gaúchas classificadas, a PUCRS, a UFPel e a UFSM figuram no grupo das posições 1.201-1.400. A QS divulga rankings que avaliam universidades segundo diferentes indicadores. O ano do ranking é relativo a 2025 porque o objetivo é servir como um guia para alunos escolherem onde estudar no ano seguinte.

Essa é a quarta edição do levantamento da empresa britânica. A primeira posição entre as 35 brasileiras ficou mais uma vez com a Universidade de São Paulo (USP). A instituição paulista alcançou também o segundo lugar entre as 194 universidades latino-americanas ranqueadas. No ranking geral, a USP ficou com a 92ª colocação.

 

gauchazh.clicrbs.com.br

Guia Serra e Litoral só R$ 20 POR ANO
Estamos em faze de lançamento, Anuncie Conosco preço promocional

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Serra e Litoral nas principais redes sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Tem também o nosso grupo do Telegram e Whatsapp.

Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?

Olá, Seja bem-vindo!
Você já acessou a nossa Página Osório na Web hoje?
𝐀𝐜𝐞𝐬𝐬𝐞, conheça e fique bem informado(a) dos acontecimentos do 𝐃𝐈𝐀-𝐃𝐈𝐀.

Osório na Web e Portal Serra e Litoral Juntos.
Segue o Link da Página

Página Osório na Web

Redes do Grupo Fortes Publicidade
Notícias atualizadas 24h.

Receba as principais notícias do Portal Serra e Litoral no seu WhatsApp

Notícias Relacionadas