A previsão é chuva forte acompanhada de raios, rajadas de vento e temporais com eventual queda de granizo.
O Rio Grande do Sul está em alerta para mais um episódio de chuva volumosa, que deve acontecer entre o domingo, 27, e a segunda-feira, 28.
De acordo com a MetSul Meteorologia, neste período alguns pontos do território gaúcho podem precipitação próxima ou acima de 100 mm.
Segundo os meteorologistas, a instabilidade é consequência da chegada de uma frente fria e da atuação de um centro de baixa pressão, devendo ser mais forte no domingo, dia que terá os mais altos acumulados de chuva em 24 horas.
Contudo, a mudança meteorológica já começou neste sábado, 26.
No fim da manhã, a instabilidade atingiu municípios da região Oeste, como São Borja. Já no fim da tarde, imagens da MetSul mostraram a chuva se aproximando da Grande Porto Alegre.
A tendência é de que a chuva se espalhe pelo Estado nas próximas horas.
Diante desse cenário, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alertas na tarde de hoje.
Conforme o órgão estadual, a previsão é chuva forte acompanhada de raios, rajadas de vento e temporais com eventual queda de granizo.
A orientação é ficar atento aos canais da Defesa Civil estadual e também da sua cidade. Em caso de emergência ligue para a Brigada Militar (190) ou Corpo de Bombeiros (193).
O que esperar
Neste sábado, instabilidades com chuva moderada a pontualmente forte em praticamente todas as regiões do Estado, com raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem atingir os 80 km/h.
Os acumulados variam entre 10 e 40 mm/dia, podendo chegar nos 60 mm/dia no Oeste, Campanha, Sul e Costa Doce.
Segundo a Defesa Civil, no domingo a chuva forte e persistente, acompanhada de raios e temporais isolados devido ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão e a formação de uma frente fria.
Os acumulados variam entre 20 e 50 mm/dia em boa parte do Estado, podendo atingir valores entre 60 e 100 mm/dia na Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Missões, Campanha, Centro e em partes do Oeste, Sul e Litoral Norte e Médio.
Na madrugada, a condição será principalmente de temporais acompanhados de raios, queda de granizo e rajadas de vento que podem superar 80 km/h nas regiões Oeste, Missões e Centro.
Já na segunda-feira, o órgão informa que um ciclone extratropical sobre o oceano contribui na ocorrência de chuva moderada, acompanhada de eventuais trovoadas.
Os acumulados variam entre 10 e 30 mm/dia na metade Leste do Estado, podendo atingir pontualmente os 50 mm/dia na Serra, Costa Doce e Litoral Norte.
As rajadas de vento variam entre 50 e 80 km/h em grande parte do Estado, enquanto no Nordeste, Litoral Médio e Norte ficam em torno dos 90 km/h.
Alertas do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu dois alertas meteorológicos para o Estado. O primeiro deles é classificado pela cor amarela, que indica que o grau de severidade é de perigo potencial.
O comunicado, com validade até as 23 horas do domingo, afirma que pode ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 km/h a 60 km/h), e queda de granizo. Porém, é baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Esse aviso abrange quase todo o território gaúcho.
O outro alerta do Inmet é válido entre às 8 horas deste domingo e às 10 horas da segunda-feira. Ele é classificado pela cor laranja, que indica que o grau de severidade é perigo.
Isso quer dizer que pode ter chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Além disso, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.
Esse comunicado é válido para a região metropolitana de Porto Alegre, Sudoeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense e Centro Oriental Rio-grandense.
Correio do Povo