Máximas não se elevam tanto, mas tempo úmido vai gerar desconforto em vários pontos.
O tempo vai seguir instável no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira.
Chove na maioria das regiões no decorrer do dia, mas não em todas as cidades gaúchas. Uma massa de ar quente e úmido de origem tropical atua, proporcionando a instabilidade.
A chuva vai afetar nesta terça mais pontos do Oeste, do Centro e da Metade Norte gaúcha. No Sul do estado, o tempo firme predomina. Apesar da instabilidade, aberturas de sol ocorrem em vários pontos.
O dia será quente e abafado, mas na maior parte das cidades as máximas não excedem os 30ºC.
As mínimas rondam os 19ºC em Caxias do Sul e os 17ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, pode chegar a 30ºC em Torres e 32ºC em Bagé. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 22ºC e 28ºC.
Temporais isolados devem seguir ocorrendo no RS, entretanto a MetSul Meteorologia enfatiza que são ocorrências pontuais e localizadas.
A massa de ar quente e úmido sobre o estado favorece a formação de nuvens carregadas, de maior desenvolvimento vertical, capazes de gerar chuva forte a intensa e vendavais localizados.
De acordo com os dados, a Metade Oeste gaúcha deve ser a região a ser mais afetada. Preocupam os indicativos pelos modelos numéricos de chuva excessiva em parte do estado até o final da semana.
Os acumulados indicados pelo WRF, o modelo de alta resolução, atingem de 100 mm a 200 mm em diferentes pontos do Centro para o Oeste gaúcho. São volumes excepcionalmente altos para apenas dois a três dias, suficiente para provocar alagamentos e inundações, além da elevação de rios e córregos.
Mínimas e máximas:
Capão da Canoa 23ºC / 28ºC
Vacaria 18ºC / 26ºC
Passo Fundo 21ºC / 29ºC
Livramento 20ºC / 31ºC
Rio Grande 21ºC / 28ºC
Correio do Povo