RS seguirá com tempo instável e abafamento nesta Terça-feira

Capital também terá instabilidade | Foto: Rodger Timm / PMPA / Divulgação CP

Máximas não se elevam tanto, mas tempo úmido vai gerar desconforto em vários pontos.

O tempo vai seguir instável no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira.

Chove na maioria das regiões no decorrer do dia, mas não em todas as cidades gaúchas. Uma massa de ar quente e úmido de origem tropical atua, proporcionando a instabilidade.

A chuva vai afetar nesta terça mais pontos do Oeste, do Centro e da Metade Norte gaúcha. No Sul do estado, o tempo firme predomina. Apesar da instabilidade, aberturas de sol ocorrem em vários pontos.

O dia será quente e abafado, mas na maior parte das cidades as máximas não excedem os 30ºC.

As mínimas rondam os 19ºC em Caxias do Sul e os 17ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, pode chegar a 30ºC em Torres e 32ºC em Bagé. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 22ºC e 28ºC.

Temporais isolados devem seguir ocorrendo no RS, entretanto a MetSul Meteorologia enfatiza que são ocorrências pontuais e localizadas.

A massa de ar quente e úmido sobre o estado favorece a formação de nuvens carregadas, de maior desenvolvimento vertical, capazes de gerar chuva forte a intensa e vendavais localizados.

De acordo com os dados, a Metade Oeste gaúcha deve ser a região a ser mais afetada. Preocupam os indicativos pelos modelos numéricos de chuva excessiva em parte do estado até o final da semana.

Os acumulados indicados pelo WRF, o modelo de alta resolução, atingem de 100 mm a 200 mm em diferentes pontos do Centro para o Oeste gaúcho. São volumes excepcionalmente altos para apenas dois a três dias, suficiente para provocar alagamentos e inundações, além da elevação de rios e córregos.

 

Mínimas e máximas:

Capão da Canoa 23ºC / 28ºC
Vacaria 18ºC / 26ºC
Passo Fundo 21ºC / 29ºC
Livramento 20ºC / 31ºC
Rio Grande 21ºC / 28ºC

 

Correio do Povo

Onde Ir

Dicas de Onde Ir, na Serra ou no Litoral
Onde Ir