RS deve registrar temporais a partir deste domingo; confira a previsão para os próximos dias

Calor castiga o Rio Grande do Sul neste domingo | Foto: Guilherme Almeida

Onda de calor atinge o Estado.

A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul deve provocar chuva e temporais no Estado a partir deste domingo.

As precipitações, que estavam ocorrendo de forma localizada, irão se ampliar hoje, segunda e terça.

De acordo com a Metsul Meteorologia, “projeta-se um aumento da instabilidade no estado por conta da maior umidade e da atuação de uma frente fria”. Neste domingo, da tarde para a noite, “o calor gera novas áreas de instabilidade isoladas com pancadas localizadas de chuva e risco de temporais isolados.

As regiões com maior probabilidade destas precipitações mal distribuídas são o Oeste, o Noroeste, o Centro e o Sul gaúcho”.

Na segunda-feira, o avanço de uma frente fria traz uma maior probabilidade de chuva e em maior número de locais em áreas do Oeste e do Sul do Estado, próximas da fronteira com o Uruguai. Nas demais regiões do estado, a chuva é mais localizada.

Na terça-feira, a precipitação será mais generalizada, localmente forte a intensa e com risco de alguns temporais. Será o dia com mais chuva no estado em várias semanas.

Não se pode descartar tempo severo isolado com risco de rajadas de vento, destaca a Metsul.

A atmosfera muito aquecida e a temperatura elevada agravam o risco de tempestades localizadas, especialmente de chuva forte e vento.

A Metsul alerta, contudo, que não é uma condição que se assemelhe ao evento de 16 de janeiro, que teve vendavais intensos em muitas cidades do interior e na capital.

As ocorrências tendem a ser mais pontuais desta vez.

 

Correio do Povo

Onde Ir

Dicas de Onde Ir, na Serra ou no Litoral
Onde Ir